ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona

O ON-A Architecture Studio desenvolveu uma inusitada proposta para a cobertura do estádio de futebol do FC Barcelona, o Camp Nou. Supreendentemente transformando o maior estádio de futebol da Espanha em um parque público acessível, a proposta desenvolvida autonomamente pela equipe do ON-A enterra o estalido e o transforma em uma área verde pública de aproximadamente 26 hectares. Procurando revitalizar o entorno do estádio, o projeto constrói uma topografia artificial, proporcionando de quebra, uma nova floresta urbana na cidade de Barcelona.

ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 2 de 7ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 3 de 7ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 4 de 7ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 5 de 7ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Mais Imagens+ 2

ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 2 de 7
Cortesia de ON-A Architecture Studio

Conforme destaca a própria equipe do ON-A, Barcelona conta atualmente com pouco mais de 6m² de áreas verdes por habitante. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, uma relação ideal estaria mais próxima de 9m². Neste contexto, a proposta foi apresentada para revolucionar não apenas a estrutura do histórico Camp Nou mas como uma estratégia para transformar toda a região do estádio em um grande pulmão verde—utilizando a bioarquitetura como estratégia de renaturalização da paisagem urbana da cidade de Barcelona. O projeto é uma iniciativa desenvolvida em busca de chamar atenção a um dos mais importantes cartões postais da cidade de Barcelona, o Camp Nou. A nova topografia dissimularia a estrutura do estádio, o qual seguiria operando independentemente do parque.

ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 7 de 7
Cortesia de ON-A Architecture Studio
ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 4 de 7
Cortesia de ON-A Architecture Studio

“O projeto do Parc Nou é um exemplo de como a natureza poderia ser reincorporada à nossa cidade, sem no entanto, rivalizar com os usos e programas tradicionais de Barcelona. Elevando a topografia e criando uma nova floresta urbana acima do estádio e suas instalações complementares, o entorno do estádio seria completamente ressignificado, ampliando enormemente os apenas 8% de áreas verdes existentes nos arredores do Camp Nou. Consequentemente, esta estratégia re-conectaria o histórico bairro de Les Corts com um dos principais Campus Universitário da cidade de Barcelona.

ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona - Imagem 3 de 7
Cortesia de ON-A Architecture Studio

A proposta inclui ainda uma trilha de caminhada e corrida de 2,4 km de extensão, além de espaços verdes abertos e áreas de lazer. Acima do parque, os visitantes poderiam desfrutar de uma vista panorâmica de 360º do estádio. Dois lagos artificiais serviriam para favorecer o resfriamento evaporativo no entorno do estádio além de permitir coletar e armazenar a água da chuva, a qual poderia ser reaproveitada para a irrigação e manutenção do parque e do campo de jogo.

Via ON-A Architecture Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "ON-A projeta cobertura para o estádio do Barcelona" [ON-A Designs Rooftop Park to Cover FC Barcelona Football Stadium] 10 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954469/on-a-projeta-cobertura-para-o-estadio-do-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.