Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte

Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de ExteriorEdifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Mais Imagens+ 25

  • Arquiteta Responsável: Cristina Brezae
  • Assistente: Joana Kingwell
  • Estudos Técnicos: Enercia
  • Estrutura: Ouest Structure
  • Economia: Lemonnier
  • Execução: Bati armor / Aiguillon Construction
  • Cidade: Rennes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Selecionado através de um concurso de arquitetura, o projeto do Edifício de Apartamentos L’Equatoria, desenvolvido por Christophe Rousselle, procura dar uma resposta às solicitações programáticas do cliente de forma criativa, preservando assim o carvalho existente localizado no meio do terreno. Ao longo do processo de julgamento do concurso, todas as propostas foram postas lado à lado e avaliadas apenas em suas respostas à estas diretrizes. A proposta vencedora, entretanto, contrastava fortemente dos demais projetos apresentados e está composta por dois edifícios independentes, concebidos como uma espécie de “pirâmide escalonada”.

Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura
Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura

Além disso, as equipes de arquitetura receberam indicações sobre como deveriam abordar as tipologias e os acabamentos no interior dos edifícios. Por um lado, era preciso incorporar unidades habitacionais de interesse social, uma solicitação que a equipe da Christophe Rousselle resolveu de forma muito simples: mantendo a mesma linguagem em todo o conjunto e negando qualquer separação ou distinção entre os diferentes tipos de unidades. A partir disso, eles decidiram por organizar os volumes ao redor da árvore de carvalho que dominava a porção central do lote, se aproveitando desta situação peculiar para criar um passeio público que atravessa o terreno de lado à lado.

Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Imagem 23 de 30
Planta - Térreo
Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura
Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Imagem 27 de 30
Corte

A ideia por trás deste projeto era verticalizar ao máximo e proporcionar as melhores vistas a partir de cada unidade. Para isso, a equipe de projeto decidiu rotacionar alguns elementos, ou unidades, criando uma série de diferentes aberturas, vistas exclusivas e terraços abertos. Enquanto a estrutura base dos edifícios, que se repete a cada dois pavimentos, foi pintada de preto, os volumes irregulares receberam um revestimento metálico dourado que permite realçar a volumetria única destes pavimentos, os quais culminam em balanços de até 3,2 metros.

Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior
© Takuji Shimmura

No térreo, o projeto procura integrar os dois edifícios ao seu entorno específico, proporcionando uma sensação de continuidade onde o espaço público da rua parece fluir naturalmente para dentro do lote. Por outro lado, nos pavimentos superiores, o escalonamento criado permite que os apartamentos desfrutem de terraços exclusivos e vistas únicas. A organização das unidades em planta, foi pensada de forma a oferecer habitações com duas ou mais frentes, limitando ainda o espaço dedicado à circulação vertical, resultando em uma considerável economia de recursos e consequentemente, de manutenção. A pesar de vertical em sua essência, os Apartamentos L’Equatoria transparecem uma horizontalidade marcante, graças principalmente ao projeto de fachada.

Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Concreto
© Takuji Shimmura

Nas fachadas que fazem frente à rua, o edifício abriga uma série de espaços comerciais, incentivando o desenvolvimento do comércio local de bairro. Além disso, o edifício conta com um pavimento exclusivo para os estacionamentos. Finalmente, todas as fachadas recebem luz solar direta, até mesmo aquelas voltadas para o norte—uma vez que a rotação dos pavimentos e o escalonamento das torres foram concebidos para favorecer a iluminação natural no interior de cada unidade.

Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte - Fotografia de Exterior, Fachada
© Takuji Shimmura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rennes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício de Apartamentos L’Equatoria / Christophe Rousselle Architecte" [L’Equatoria Apartments / Christophe Rousselle Architecte] 07 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954450/edificio-de-apartamentos-lequatoria-christophe-rousselle-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.