Praça da Estação Tenri CoFuFun / nendo

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 2 de 36Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 3 de 36Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 4 de 36Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 5 de 36Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Mais Imagens+ 31

  • Colaborador De Projeto: IWATAYA ARCHITECTS
  • {:Area=>"área", :Architects=>"Arquitetos", :Interior Designers=>"Arquitetos De Interiores", :Designers=>"Designers", :Landscape Architects=>"Arquitetos Paisagistas", :Engineers=>"Engenheiros", :Artists=>"Artistas", :Location=>"Localização", :Year=>"Ano Do Projeto", :Project Year=>"Ano Do Projeto", :Photographs=>"Fotografias", :Competition=>"Competição", :Award=>"Premio", :Project Name=>"Projeto", :Credits=>"Autores", :Title=>"Título", :Type=>"Tipo", :Website=>"Website", :Organizers=>"Organizadores", :Registration Deadline=>"Prazo De Inscrição", :Submission Deadline=>"Prazo Para Envio", :Venue=>"Onde", :Address=>"Endereço", :Price=>"Preço", :Country Restrictions=>"Restrições Geográficas (Restrições Por País)", :From=>"De", :Until=>"Até", :Isbn=>"Isbn", :Author=>"Autor", :Publisher=>"Editor", :Publication Year=>"Ano Da Publicação", :Binding=>"Encadernação", :Language=>"Idioma", :M2=>"M2"}: KOKUYO
  • Sinalização: Nippon Design Center, Inc. Irobe Design Institute
  • Projeto Luminotécnico: izumi okayasu lighting design
  • Paisagismo: studio mons LLC.
  • Cidade: Tenri
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 8 de 36
©  Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos do Nendo são os responsáveis pelo desenvolvimento do plano diretor para a praça da estação de Tenri, na prefeitura de Nara, sudoeste do Japão.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 12 de 36
©  Takumi Ota

Abrangendo uma área de aproximadamente 6.000 metros quadrados, o plano diretor para a Praça da Estação de Tenri inclui ainda áreas para o aluguel de bicicletas, um café, espaços comerciais, um centro de informações, uma área de recreação, um palco ao ar livre e espaços para reuniões. O principal objetivo do projeto era estimular a revitalização da área e promover o desenvolvimento local, disponibilizando espaço para eventos, divulgação de informações e lazer para seus moradores.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 14 de 36
© Daichi Ano
Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 36 de 36
Croqui
Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 13 de 36
©  Takumi Ota

A cidade de Tenri é caracterizada pela presença de uma série de antigas tumbas japonesas, conhecidas como “cofun”. Os cofun são estruturas incríveis e inconfundíveis, as quais entretanto, encontram-se esquecidas em meio aos espaços públicos de toda a região de Nara. A praça central de Tenri, é um destes espaços onde podemos encontrar uma dezena de cofuns, um rico exemplo da sobreposição de camadas históricas da região sudoeste do Japão, em pleno coração da esplêndida baía de Nara.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 29 de 36
©  Takumi Ota
Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 4 de 36
© Daichi Ano

A técnica de construção utilizada para re-criar a estruturas dos cofuns tão característica nesta região do país, dando forma a uma nova estrutura urbana, foi o concreto pré-moldado. Através de arquibancadas circulares pré-moldadas, os arquitetos foram dando forma as estruturas da Praça da Estação de Tenri. Depois de transportadas prontas para o local, as peças de concreto foram sendo instaladas com o auxílio de guindastes. As enormes estruturas que compõe os espaços públicos da praça foram assim projetadas para proporcionar uma melhor estabilidade em casos de terremotos, também muito comuns nesta região do país.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 2 de 36
©  Takumi Ota

Como pequenas arenas ou arquibancadas em diversos níveis, estas estruturas urbanas servem a uma enorme variedade de usos e funções: elas podem ser escadas, ou encaradas como bancos onde podemos nos sentar e observar o movimento do centro da pequena cidade de Nara. Abaixo, encontram-se os programas propriamente ditos, como o café, as lojas e o centro de informações. Através desta diversidade programática, criamos um ambiente atraente e vibrante para os moradores da cidade, um espaço que incentiva as pessoas a ficarem e se divertirem ao invés de limitar ou desencorajar as pessoas a se conectarem. Desta forma, a Praça da Estação de Tenri é um espaço urbano “ambíguo”, um café, um playground e uma praça pública, tudo ao mesmo tempo e de uma só vez.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 5 de 36
©  Takumi Ota

O projeto de sinalização foi inspirado pelas formas curvas semelhantes aos cofuns e incorporam diversas cores em tons de cinza para criar um contraste natural com as estruturas históricas. Estas estruturas urbanas foram projetadas com quatro alturas diferentes, de acordo com sua função, a fim de minimizar os níveis de ruído. Um playground para crianças, uma sala de estar, um espaço de leitura e um palco para atividades performáticas acompanham a estrutura central voltada para a realização de encontros e eventos públicos. Uma loja de souvenires encontra-se aberta todos os dias para que os visitantes possam comprar lembranças de Tenri.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 20 de 36
© Daichi Ano

Interiormente, cada espaço foi projeto para garantir que os materiais e cores dos interiores correspondessem aqueles da praça. Os móveis e acessórios foram executados em madeira, e contam com formas inspiradas nos cofuns para criar uma sensação de uniformidade para com a praça.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 25 de 36
©  Takumi Ota

O nome da praça, CoFuFun, combina o principal motivo do projeto, o cofun, com uma expressão coloquial da língua japonesa. Fufun se refere a forma de cantarolar livremente quando se está feliz. Desta forma, o projeto da praça busca oferecer um lugar e uma atmosfera aconchegante, um espaço onde as pessoas se sentem bem e onde, com frequência, podemos ouvir alguém cantarolar alegremente.

Praça da Estação Tenri CoFuFun  / nendo - Imagem 10 de 36
©  Takumi Ota

No alfabeto japonês, os caracteres que constroem a palavra “CoFuFun” também representam o “co-” de “cooperação” e “comunidade”, bem como—é claro—a palavra que significa “diversão”. O resultado disso é um nome cuja grafia em japonês significa coisas semelhantes, e mesmo que traduzida ao inglês, não perde seu significado—permitindo aos visitantes estrangeiros entenderem imediatamente o sentido deste lugar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Prefeitura de Nara, Tenri, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Praça da Estação Tenri CoFuFun / nendo" [Tenri Station Plaza CoFuFun / nendo] 25 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953751/praca-da-estacao-tenri-cofufun-nendo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.