Casa dos Livros / Luigi Rosselli

Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 2 de 50Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 3 de 50Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 4 de 50Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 5 de 50Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Mais Imagens+ 45

Mosman, Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 3 de 50
© Justin Alexander

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um calígrafo entregou três livros para sua esposa, ela os colocou em uma pilha aleatória sobre a mesa… “Queremos a Casa dos Livros”… eles disseram.

O arquiteto entendeu que os livros não eram apenas uma referência a uma casa que ele havia projetado anteriormente, chamada The Six Degrees of Separation, mas também às saliências e prateleiras dos afloramentos de arenito Sydney-Hawkesbury que emergem nas escarpas íngremes do lado norte do Porto de Sydney, incluindo o terreno de propriedade do casal.

Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 2 de 50
© Prue Roscoe

Estratos de rocha desgastados foram substituídos por lajes de concreto com bordas suaves, escavados acima de um andar em arenito monolítico. Uma escada elíptica de concreto forma o ponto pivô de cada andar da casa, ancorando-os à escarpa íngreme. A escada também envolve um núcleo de elevador que desce como um poço para conectar o restante da casa ao nível da garagem.

Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 40 de 50
Croqui

A rocha é parte integrante da casa: desde o subsolo até ao nível superior da casa, onde as formações de arenito proporcionam uma cenografia geológica milenar. Tanto a sala de estar quanto o escritório do calígrafo têm vista para a rocha com seu conjunto de degraus suavemente curvos, habilmente esculpido na pedra que sobe até uma antiga árvore. Eles também têm vista para uma pequena piscina e um espaço escavado na encosta do penhasco, perfeito para meditação.

Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 4 de 50
© Justin Alexander

Esta casa foi projetada após uma leitura de A Importância de Viver de Lin Yutang, que é uma leitura obrigatória para obter uma maior compreensão da cultura de habitação na China. Isso explica o caminho do "Dragão" que serpenteia até a porta da frente e é não apenas necessário para tornar a subida da colina menos trabalhosa, mas também para suavizar o acesso à casa e abandonar a geometria reta da estrada.

Casa dos Livros / Luigi Rosselli - Imagem 14 de 50
© Justin Alexander

Luigi Rosselli e Kristina Sahlestrom aprenderam muito com a cultura de construção chinesa ao longo do desenvolvimento deste projeto, e a Casa dos Livros é uma personificação e uma formação cristalina dessa cultura ancestral em pedra e concreto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Livros / Luigi Rosselli" [The Books House / Luigi Rosselli] 23 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953681/casa-dos-livros-luigi-rosselli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.