Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures

Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaApartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraApartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Dormitório, PortaApartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Pilar, VigaApartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Mais Imagens+ 33

  • Arquiteto Responsável: Paulo Moreira
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento foi reabilitado durante a pandemia de Covid-19. Esse facto fez com que se criassem adaptações durante a obra, sobretudo numa obra sem espaço exterior. No hall, espaço de transição entre o exterior e interior, colocou-se um pio de higienização e sapateira, incutindo novos hábitos domésticos.

Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Bancada
© Ivo Tavares Studio
Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Imagem 38 de 38
Axonométrica
Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Ivo Tavares Studio

A organização espacial original estava ‘virada ao contrário’: quartos voltados para a rua, a sul, e sala/cozinha voltadas para as traseiras, a norte. Inverteu-se a disposição, segundo uma lógica funcional mais adequada: sala e cozinha na frente, e quartos atrás.

Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Ivo Tavares Studio
Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Imagem 37 de 38
Planta
Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Dormitório, Porta
© Ivo Tavares Studio

Os espaços comuns são abertos e fluídos, sendo o mobiliário quem ajuda a definir as funções. A estrutura de pilares e vigas em betão é evidenciada, e passa a fazer parte da espacialidade da obra. Um compartimento híbrido, semi-aberto, pode funcionar como escritório. Ao lado, situa-se um lavabo de serviço e lavandaria. Na zona dos quartos, cria-se uma nova hierarquia: um quarto pequeno (com um pilar desproporcional), um quarto intermédio (que pode ser suite, pois o wc tem duas portas), e uma suite principal. A suite, que ocupa o espaço da antiga sala, divide-se em três zonas: cama, closet, e wc. Uma viga de betão atravessa todo o comprimento deste quarto, conduzindo consigo a luz natural.

Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Ivo Tavares Studio

Os recursos materiais do apartamento são claros e sintéticos: piso cerâmico expressivo, condutor de aquecimento radiante; paredes brancas e texturadas;estrutura evidenciada por argamassa cimentícia; blocos de madeira de tom claro conferem pontualmente um ambiente quente e confortável.

Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Banheiro, Porta, Bacia Sanitária, Pia
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lar Familiar / Paulo Moreira Architectures" 26 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953618/apartamento-lar-familiar-paulo-moreira-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.