Feliz Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

Hoje é celebrado o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Desde 2018, a Lei 13.627/2018 coloca a data no calendário oficial brasileiro, que foi escolhida como uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, por ser o dia do seu nascimento, e também pela fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU.

A comemoração deste dia também é uma oportunidade para demonstrar a atuação fundamental da arquitetura e do urbanismo na sociedade para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Sem esquecer da complexidade de uma profissão que cobre uma grande diversidade de fazeres, se questiona constantemente, que está aprendendo a reconhecer outros mestres além dos já consagrados pelo campo e buscando por novas formas de pensar sobre si e aprender com outros setores da sociedade.

Sabemos que os caminhos a serem seguidos no campo da arquitetura e do urbanismo são diversos e interdisciplinares, sendo necessário pensar em todas as esferas: pública e privada, para além dos limites do capital ou condição social. Afinal, como nos conta Francis Kéré, vencedor do Prêmio Pritzker de 2022, quando se constrói para alguém, não se constrói apenas para aquele alguém; nossas ações afetam muitas outras pessoas, afetam o lugar, e consomem muitos recursos.

Insistir na construção de uma sociedade mais justa através do pensamento espacial não é uma tarefa fácil e muitas vezes pode parecer ingrata, mas como dizia o arquiteto homenageado pelo dia, Oscar Niemeyer, "a gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem". Então, que também possamos sonhar e realizar os desejos que cabem a este ofício.

Por fim, desejamos um feliz dia às arquitetas, arquitetos e urbanistas do Brasil, e aproveitamos para agradecer a todos nossos leitores por diariamente podermos compartilhar projetos, artigos, notícias e eventos num vasto e cuidadoso conteúdo especialmente selecionado para trazer inspiração e ferramentas que possibilitem um futuro melhor para as cidades que habitamos e, consequentemente, para seus habitantes.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Feliz Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista" 15 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953321/feliz-dia-nacional-do-arquiteto-e-urbanista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.