Casa PI / Arquitetare

Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, AidoCasa PI / Arquitetare - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaCasa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, PilarCasa PI / Arquitetare - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, Fachada, CorrimãoCasa PI / Arquitetare - Mais Imagens+ 14

Pinhais, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetare
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Stammer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Gnoatto Portas, Graniti Mármores, Trimble, Vitrall Esquadrias e Fachadas
  • Arquitetos Responsáveis: Elaine Zanon, Claudia Machado, Marcia Fujimoto, Vivian Hansen, Juliana Desessards, Andreia Gonzaga, Camila Picoli, Cristiana Cardoso, Camila Ramasine
  • Engenharia: Construtora MG
  • Cidade: Pinhais
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Escada
© Marcelo Stammer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para concepção da casa, a ousadia foi levada à risca. Desde a escolha de materiais e cores ao estilo moderno de arquitetura surpreendente. Esta exuberante residência está localizada em um condomínio fechado de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, afastada do centro urbano. Por premissa do proprietário, a casa foi projetada para ser prática e de poucas manutenções. De fundos para o bosque, tem grandes volumes transparentes para integração com a área verde nativa.

Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marcelo Stammer
Casa PI / Arquitetare - Imagem 15 de 19
Planta - Pavimento Térreo
Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Interiores, Fachada
© Marcelo Stammer

A alma do projeto é o balanço de 9 metros de comprimento que traz imponência e personalidade à PI House. Garante uma estética leve e a impressão de que o volume paira no ar. Isto transpassa a sensação de que o segundo pavimento está flutuando sobre a garagem. “O desafio deste projeto e da obra foi o uso de paredes em concreto aparente e o balanço sobre um vão majestoso, sem nenhum apoio nas extremidades. Isto exigiu uma boa compatibilização de projetos entre arquitetura e estrutura” - Elaine Zanon e Claudia Machado.

Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Marcelo Stammer

O acesso principal é feito por uma grande porta pivotante no hall externo desenhado por pergolados. Estes criam um efeito de luz e sombra interessante durante o dia e trazem ritmo e direcionamento à entrada da casa. O acesso secundário é feito pela lateral da garagem e permite entrada à cozinha e à área de serviço da residência.

Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Marcelo Stammer

A moradia foi planejada em 2 pisos, o piso inferior sendo mais social, com conceito integrado, e o superior mais íntimo. Na entrada da casa, encontram-se o living integrado a sala de jantar e a cozinha gourmet. Todos esses cômodos são interligados com a parte externa por meio de grandes esquadrias que permitem a visualização para o deck com piscina e a bela paisagem aos fundos.  

Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Cadeira, Janela, Aido
© Marcelo Stammer

O segundo piso é acessado por meio de uma escada que segue os tons escuros da fachada e que se estende a parte externa por meio de um grande volume transparente na altura do patamar. A suíte master possui closet integrado e um banheiro generoso com uma banheira virada para o bosque. Assim como a pia que possui espelhos suspensos e uma grande janela com vista para o exterior. A casa do “eterno balanço”.

Casa PI / Arquitetare - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Pilar
© Marcelo Stammer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PI / Arquitetare" 13 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953031/casa-pi-arquitetare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.