Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 2 de 18Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 3 de 18Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 4 de 18Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 5 de 18Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Mais Imagens+ 13

Amagansett, Estados Unidos
  • Arquitetos: Bates Masi Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 12 de 18
Cortesia de Bates Masi Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma cidade famosa por terrenos extensos, os clientes solicitaram uma casa grande o suficiente para acomodar sua família, em um empreendimento único de chalés modestos dos anos 1950 situado entre dunas onduladas, a algumas centenas de metros do oceano. A tradição local diz que a paisagem marcante já foi usada como locação para cenas do deserto em filmes do cinema mudo.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 16 de 18
Planta de Situação

O pequeno lote dos clientes fica em uma reserva, onde as formas de árvores e dunas varridas pelo vento registram a intensidade e a direção do vento costeiro constante. O vento varre a areia ao redor da vegetação desalinhada, arrastando-a em dunas parabólicas em forma de meia-lua que apontam na direção do vento predominante de oeste. Assim como a paisagem é formada pelo microclima, a casa também o é.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 6 de 18
Cortesia de Bates Masi Architects

A casa está voltada para a rua, o sol da tarde e o vento predominante. Todas as fachadas oeste e leste são compostas por vidro operável, com pequenas aberturas ajustáveis no lado oeste e aberturas expansivas no lado leste. A diferença nos tamanhos das aberturas cria um diferencial de pressão em toda a casa que promove a ventilação natural. As grandes portas do lado leste se abrem para decks com vista para as dunas parabólicas.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 2 de 18
Cortesia de Bates Masi Architects

Na fachada oeste, as venezianas são orientadas para o sudoeste a fim de admitir as brisas de verão que emanam daquela direção, enquanto bloqueiam os ventos de inverno do noroeste. A orientação das venezianas também admite o sol da tarde de inverno, enquanto bloqueia o brilho intenso da tarde de verão. Como um benefício terciário, as venezianas fornecem privacidade da rua.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 5 de 18
Cortesia de Bates Masi Architects

O padrão da tela, desenvolvido por meio de vários modelos e maquetes digitais e físicas, lança padrões salpicados de luz pela casa durante o dia e cria uma lanterna tecida quando vista desde a rua à noite.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 3 de 18
Cortesia de Bates Masi Architects

As venezianas fazem parte de um sistema de ventilação passiva que não apenas resfria a casa, mas também leva o cheiro do jardim aromático por todos os cômodos. A fossa séptica elevada na frente da casa, necessária devido às restrições da zona de inundação, é plantada com um campo de lavanda, ocultando assim a sua função utilitária. A casa recebe o cheiro da lavanda, um perfume que vai trazer para sempre memórias aos clientes do verão nas dunas.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 11 de 18
Cortesia de Bates Masi Architects

A forma e os detalhes da casa são derivados diretamente das condições do local e, portanto, conectam a casa ao local de forma funcional e experiencial. O resultado é uma arquitetura regional baseada não no estilo, mas em fatores ambientais.

Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 17 de 18
Planta - Térreo
Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects - Imagem 18 de 18
Planta - Primeiro Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Dunas Amagansett / Bates Masi Architects" [Amagansett Dunes / Bates Masi Architects] 11 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952922/casa-dunas-amagansett-bates-masi-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.