Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 2 de 33Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 3 de 33Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 4 de 33Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 5 de 33Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Mais Imagens+ 28

Bengaluru, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Niveditaa Gupta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, Jaquar, Saint-Gobain
  • Equipe De Projeto: Smruti Kamat-Rozario, Lester Rozario, Divya Joseph
  • Arquiteto De Projeto: Divya Joseph
  • Custo: 15 milhões INR
  • Cidade: Bengaluru
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 8 de 33
© Niveditaa Gupta

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi desenvolvido a partir da solicitação do cliente de ter uma casa moderna inspirada nas raízes da família em Kerala, Índia. Para encontrar inspiração, começamos olhando para as construções tradicionais de palácios em Kerala. Observamos algumas características chave que a maioria destas estruturas apresentam, tais como: a varanda que envolve os espaços de estar, a aparência de um embasamento pesado em alvenaria no térreo com arcos grossos, pilares entalhados, e um primeiro pavimento que parece ser mais leve em termos de materiais e tratamento geral. Essa referência se tornou a inspiração para a fachada principal do edifício.

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 5 de 33
© Niveditaa Gupta

Os pilares esculpidos - que são um elemento proeminente da arquitetura tradicional Keralan - foram adotados, mas com um toque contemporâneo. Nós os moldamos usando chapas de metal cortadas para combinar com a silhueta de uma coluna tradicional, disposta em forma de cruz. Estes pilares emolduram a frente da casa e pousam em uma grande varanda que se projeta em balanço continuamente. A projeção na frente não só protege a fachada sul, como permite uma ampla ventilação cruzada. O planejamento se manteve muito simples. Os espaços públicos e semi-públicos abertos e contínuos ficam no térreo junto com os quartos de hóspedes. Os espaços privados individuais para o casal e seus filhos, assim como uma área familiar separada, estão no primeiro pavimento. O principal exercício para desenhar a planta como uma estrutura voltada para o exterior foi aproveitar ao máximo os pontos de vista interessantes. A frente se abre para uma rua tranquila e as costas para um parque. Uma clarabóia centralizada em relação à escada permite um leve fluxo de ar no pavimento superior, o que auxilia a ventilação.

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 25 de 33
© Niveditaa Gupta

Os dois lados do edifício revelam a forte presença da alvenaria aparente. A cor da terracota faz referência direta à materialidade da arquitetura de Kerala e contrasta com as varandas metálicas leves que atravessam da frente aos fundos. As aberturas na alvenaria são mantidas a um mínimo para acentuar a abertura na frente e atrás. A alvenaria de tijolo corrugado é uma interpretação lúdica de um telhado feito com telhas Mangalore, outro elemento muito presente em Kerala. A alvenaria se expande para permitir aberturas e é construída usando o aparelho de tipo flamengo.

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 21 de 33
© Niveditaa Gupta

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 23 de 33
© Niveditaa Gupta

O uso de materiais nos interiores também foi inspirado na casa tradicional de Kerala. A combinação de telas de cana com madeira de teca é uma tentativa de acrescentar esse elemento de nostalgia a um interior minimalista. O piso de granito contínuo, quase monolítico, ajuda a acentuar ainda mais o plano do térreo. A casa é alimentada por painéis solares instalados na estrutura do telhado.

Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture - Imagem 16 de 33
© Niveditaa Gupta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Corbel / Kamat & Rozario Architecture" [Corbel House / Kamat & Rozario Architecture] 16 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952805/residencia-corbel-kamat-and-rozario-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.