Arcoworking / Esquadra Arquitetos

Arcoworking / Esquadra Arquitetos

© Joana França© Joana França© Joana França© Joana França+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1167
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Air Clima, Ateliê Monolito, Beijú, Bruttus System, Coletivo Transverso; Cecília Bona, Persoluce, Stermaan - Hunter Douglas, Tecno2000
  • Arquitetos Responsáveis:Filipe Monte Serrat
  • Equipe De Projeto:Filipe Monte Serrat, Silvana Moraes, Gabriela Villarino, Frederico Ribeiro, Beatriz Rabetti, Marcos Afonso Pires
  • Engenharia:Ícone Construtora; Elétrica e lógica: A4 Engenharia
  • Cidade:North Wing
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em área de uso misto (residencial e comercial) no Plano Piloto de Brasília, próxima à Avenida W3 Norte, uma das principais vias da cidade, o edifício original contava com dois subsolos, térreo e mais quatro pavimentos. Os três últimos pavimentos, divididos em duas torres, conformavam espaços com dimensões ideais para a ocupação dos espaços de trabalho. Seus espaços livres de elementos estruturais, a laje de concreto aparente, o piso existente e outros elementos pré-existentes poderiam ser perfeitamente adaptados na criação dos novos espaços colaborativos.

© Joana França
© Joana França

Partimos do pressuposto de que o dinamismo entre os ambientes e o estímulo ao encontro entre as pessoas eram essenciais nessa nova forma de trabalho. Nos preocupamos em criar espaços convidativos desde a calçada. A transição entre o espaço público e o privado ocorre gradualmente, sendo marcada pela escolha de um café logo na entrada, aberto pra rua e, posteriormente, a recepção do empreendimento.

© Joana França
© Joana França
Pavimento Térreo
Pavimento Térreo
© Joana França
© Joana França

O projeto de arquitetura foi desenvolvido juntamente com o projeto de identidade visual, feito pela designer Thaís Antonio e sua equipe, sendo a definição das cores da marca usadas como partido também para a arquitetura. O amarelo está presente em elementos de destaque como as cabines, desenhadas para o coworkers realizarem pequenos encontros e reuniões rápidas. As cores verde e goiaba foram utilizadas nos elementos de circulação vertical, bem como no mobiliário dos auditórios e copa.

© Joana França
© Joana França

Um dos elementos da arquitetura que circulam todo o projeto é a madeira presente desde a entrada, no balcão do café, que se estende para o interior conformando um generoso banco e em seguida se transforma no balcão da recepção.

© Joana França
© Joana França

© Joana França
© Joana França

As duas torres de circulação vertical são marcadas por diferentes cores que direcionam os usuários. A escada amarela convida para descobrir as áreas de convivência do primeiro pavimento. No primeiro pavimento, coração do edifício, o espaço de convivência recebe luz natural através de suas generosas claraboias. A grande bancada de concreto promove encontros e eventos, além de possibilitar a utilização do espaço para cursos e workshops culinários. No dia a dia o espaço de convivência é utilizado pelos usuários como alternativa de trabalho e encontros rápidos para um café, que pode ser servido por quem desejar.

© Joana França
© Joana França

Ainda no primeiro pavimento, o espaço de descompressão é mais uma opção pra quem quer relaxar no sofá modular ou nas poltronas com pequenas mesas de apoio. Os dois subsolos abrigam diversos tamanhos de salas de reuniões e dois auditórios para 60 pessoas.

© Joana França
© Joana França

Um dos principais elementos arquitetônicos somados à arquitetura original é o brise metálico (tela expandida metalscreen) na fachada, filtro de luz translúcido que confere identidade ao edifício. As cores das chapas remetem à identidade da marca do cliente e a paginação foi concebida para o maior aproveitamento possível das peças de alumínio, fabricadas com dimensões de 3×1 metros.

© Joana França
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:North Wing, Brasilia - Federal District, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arcoworking / Esquadra Arquitetos" 05 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952620/arcoworking-esquadra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.