Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects

Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de ExteriorEdifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaEdifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de InterioresEdifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Interiores, BanheiroEdifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: YSLA architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Munetaka Onodera
  • Arquitetos Responsáveis: YSLA architects
  • Equipe De Projeto: YSLA architects
  • Cortinas: Studio Onder de Linde
  • Estrutura: yAt Structure Design Office
  • Construtora : FUJIKEN
  • Cidade: Shinjuku
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de YSLA Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lighthouse é um prédio de nove andares que foi projetado como um hotel no bairro de Shinjuku, Tóquio, e foi entregue como um edifício residencial devido ao impacto do COVID-19 no turismo da cidade.

Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Interiores
© Munetaka Onodera
Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Imagem 14 de 15
Diagrama Axonométrica
Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
Cortesia de YSLA Architects

O prédio está localizado em um cruzamento ao longo da rua Waseda. A fachada foi concebida como chapa de concreto suspensa, que diminui as fronteiras entre o interior e o exterior, o público e o privado e se abre para o cruzamento da rua através de dois cortes redondos que convidam pessoas de todas as direções. O edifício foi pensado como um farol para os viajantes. O térreo, reconvertido em espaço de convivência para os residentes, é a expressão do "novo normal".

Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Munetaka Onodera

O edifício foi concebido como uma série de níveis abertos com uma planta desenvolvida em torno do "doma". Esse elemento é, nas construções tradicionais japonesas, uma área associada ao uso diário e aos pontos de entrada, assim como o centro da socialização. Nesse espaço os convidados podem entrar com sapatos sendo o local de encontro. O domo é cercado por uma área de piso elevado que se torna uma plataforma flexível para atividades silenciosas e de uso noturno. Nesse espaço, que é usado sem calçados, os futons são colocados à noite dependendo do número de convidados. O limite entre o domo e o piso elevado pode ser fechado usando divisórias leves, persianas de madeira ou até cortinas.

Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Imagem 15 de 15
Diagrama Mobiliário
Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Interiores, Escada
Cortesia de YSLA Architects

A flexibilidade do espaço aliada a uma planta que valoriza as diretrizes da Covid-19 para ventilação, possibilitaram uma transformação de sucesso em apartamentos. Embora o edifício tenha sido pensado como hotel, previmos a importância dos espaços interiores exteriores e desenhamos a planta com duas varandas por piso. No novo layout dos apartamentos as varandas são utilizadas para lazer e espaços de estar. Esses espaços se tornam ainda mais valiosos no meio da pandemia de Covid.

Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Exterior
© Munetaka Onodera

YSLA projetou o Miwa como um móvel modular e flexível que pode ser montado e usado de diferentes maneiras e que lembra o espírito do farol em sua forma.

Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects - Fotografia de Exterior
© Munetaka Onodera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shinjuku, Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Lighthouse / YSLA Architects" [Lighthouse Residential Building / YSLA Architects] 04 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952606/edificio-residencial-lighthouse-ysla-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.