Casa das Freiras / Mário Martins Atelier

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, EscadaCasa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Banco, VigaCasa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa das Freiras / Mário Martins Atelier - Mais Imagens+ 32

Lagos, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  452
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Algarstone, AutoDesk, BRUMA, Cortizo, Fassa Bortolo, Impermeabilizações, JJ Teixeira, Jdias, Margres, Saint-Gobain, Sanindusa, Weber
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa reconstrói-se de raiz sobre um espaço desqualificado de uma oficina de automóveis. Um novo edifício surge atrás de um muro francamente maciço e poderoso, com mais de um metro de espessura, que comporta em si séculos e histórias de sucessivas ocupações e que vem cumprir o papel de frente de rua, atrás do qual se vive a ancestral tranquilidade de uma casa pátio, tão presente na envolvente, fruto de uma longa ocupação mourisca.

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Imagem 37 de 37
Cortes
Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Numa zona mais reservada, alinham-se 4 quartos abertos para o jardim. Um pátio central constitui-se como charneira de acessos, de fonte de iluminação natural e, principalmente, como zona privilegiada para viver intensamente o espaço exterior.

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, Banco, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Imagem 35 de 37
Planta 02
Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

A forma encontrada para evidenciar o caráter do muro, foi através da contrastante leveza pretendida da casa, que se esconde e procura abrigo atrás da força desse elemento. Daí que, amplos envidraçados sejam a ténue fronteira do interior da casa com o pátio ajardinado, porque a casa é tudo isso. São os quatro quartos, a ampla sala com cozinha, mas também os pequenos pátios recatados e o grande pátio ajardinado, organizado em torno da piscina. 

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

O betão aparente reveste as poucas paredes que restam, para acentuar a sobriedade do edifício e conseguir a articulação dos revestimentos cinza, tal com a pedra natural nos pavimentos e o barramento de gesso nos tetos. 

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Interiores, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O resto é paisagem urbana, construída por anos e anos de história, da qual esta intervenção será um mero trecho. Se conseguir adicionar-lhe algo de positivo é porque a arquitetura está a cumprir o seu papel. 

Casa das Freiras / Mário Martins Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Freiras / Mário Martins Atelier" 13 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952291/casa-das-freiras-mario-martins-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.