Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong

O escritório Snøhetta divulgou seu primeiro projeto em Hong Kong: Airside, um edifício de uso misto de 176 mil metros quadrados. Localizado no terreno do antigo aeroporto Kai Tak, o projeto encomendado pelo Nan Fung Group compreende uma torre de 200 metros de altura e um embasamento com programas variados.

Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 2 de 15Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 3 de 15Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 4 de 15Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 5 de 15Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Mais Imagens+ 10

Situado em um local singular em rápida transformação no centro de Hong Kong, o edifício será construído sobre a estação de metrô Kai Tak, próximo a outros pontos de conexão de transporte público. O projeto oferece aos visitantes acesso “a amplos espaços públicos por meio de uma série de praças externas e jardins na cobertura, adequados para agricultura urbana, restaurantes, eventos e recreação”.

Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 6 de 15
© Snøhetta/Brick Visual

Servindo como aeroporto internacional de Hong Kong de 1925 a 1998, o Aeroporto Kai Tak foi substituído por um novo e maior em Chek Lap Kok, 30 quilômetros a oeste. Através de recentes desenvolvimentos na região, “o local está se transformando em um novo distrito financeiro, um nodal de desenvolvimento urbano e comercial.

O Airside incluirá escritórios, espaços comerciais e um hotel. Inspirada na indústria têxtil que marca a história do Grupo Nan Fung, a fachada mostra uma composição delicadamente curva composta por painéis de vidro canelado. Presente por todo o projeto, este motivo é visto também nos interiores e no projeto paisagístico. 

Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 9 de 15
© Snøhetta/Brick Visual

Com intenso tráfego de pedestres fluindo da estação de metrô, o espaço comercial na base foi pensado para suportar e receber este fluxo diário. O corpo da torre, por sua vez, é marcado por uma série de espaços urbanos escalonados ocupados por jardins com vista para o Porto Victoria e o parque Kai Tak.

Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 8 de 15
© Snøhetta/Brick Visual
Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 10 de 15
© Snøhetta/Brick Visual
Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong - Imagem 11 de 15
© Snøhetta/Brick Visual

Um amplo átrio comercial banhado por iluminação natural ocupa o centro da torre, elevando-se até a cobertura onde, 200 metros acima do nível do solo, um jardim se abre para a paisagem. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Snøhetta projeta complexo de uso misto no antigo aeroporto de Hong Kong" [Snøhetta Designs Airside, a Mixed-Use Building on a Former Airport Site in Hong Kong] 30 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952053/snohetta-projeta-complexo-de-uso-misto-no-antigo-aeroporto-de-hong-kong> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.