2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade

Para arquitetar espaços, além da sustentabilidade e do futuro do planeta, é preciso levar em consideração aspectos que promovam o bem-estar, a satisfação emocional e a melhor experiência aos que vão habitá-los. As mudanças aceleradas que estão ocorrendo no mundo, apressadas ainda mais pela pandemia e pelas novas configurações que o “novo normal” trouxe, apresentam aos profissionais, cada vez mais, o desafio de estarem preparados para tornar qualquer espaço um lugar bom e saudável.

Para discutir esse tema, o hub Arquitetura da Felicidade realiza, a partir dessa segunda-feira (23) até o dia 30 de novembro, o 2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade, que reúne especialistas em arquitetura, urbanismo, sustentabilidade e bem-estar de diversas partes do país e do mundo para debater a temática, apresentar soluções inovadoras e sustentáveis, além de projetos e tendências do urbanismo e das novas formas de habitar. Além de palestras, o evento terá três “workshops experienciais”, ao vivo e on-line, que vão tratar de biofilia (amor à vida) na arquitetura, neuroarquitetura (influência do ambiente físico na atividade cerebral) e edifícios saudáveis. Os interessados devem se inscrever pelo site arquiteturadafelicidade.org.

“Vamos ter oito dias de evento com especialistas de renome nacionais e internacionais, que atuam nas mais diversas áreas da arquitetura e da neurociência, com mais de 50 palestras. O objetivo principal é instigar os participantes a saírem de uma visão organizada de arquitetura e levá-los para novos caminhos, novas ideias e visões de como a arquitetura pode trabalhar em favor das pessoas”, explica o idealizador do congresso e arquiteto paisagista, Guilherme Takeda. 

O foco nas pessoas foi o ponto de partida da curadoria do evento, assinada por Martin Haag, profissional multidisciplinar com formação estratégica, que combina “filosofia e business”. “A arquitetura afeta diretamente a vida das pessoas e a pandemia nos trouxe um grande questionamento que é ‘como será o mundo daqui pra frente?’. Isso nos permitiu elaborar um evento repleto em conteúdo, com diversos temas relacionados a esse desafio, debatendo aspectos que vão desde tendências de comportamento e descobertas da neurociência até inclusão social, com apresentação de cases e muita troca de informações e networking”, destaca o curador. 

O 2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade será totalmente on-line, via Hotmart, e ao vivo, das 18h30 às 23h. No sábado e no domingo, das 13h30 às 23h. No entanto, os participantes ainda terão acesso à plataforma, por seis meses, para assistir quantas vezes quiserem as mais de 50h de conteúdo. Além das palestras, serão realizados três “workshops experienciais”. Os participantes podem assistir as palestras e workshops em português, inglês e espanhol.

A programação do congresso inclui nomes de destaque, como Gustavo Arns, presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas e coach; François Valentiny, premiado arquiteto de Luxemburgo; Kris Mun, pesquisadora da renomada Academy of Neuroscience for Architecture (ANFA); Lucio Ventania, mestre bambuzeiro, educador e pesquisador de metodologias ligadas ao bambu; Charles Spence, neurocientista da Universidade de Oxford; Marcello Dantas, curador brasileiro; Nini Andrade Silva, artista plástica e arquiteta portuguesa; Alexandre Allard, empreendedor do projeto Cidade Matarazzo; Lorenzo Shakespear, designer argentino; Bob Deutsch, antropólogo e consultor de grandes marcas nos EUA; o estilista mineiro Ronaldo Fraga; e Jan Gehl, criador do Novo Urbanismo, reconhecido por projetos para cidades mais habitáveis com melhora da qualidade de vida urbana pela reorientação em favor de pedestres e ciclistas.

A programação completa e o link para inscrições estão disponíveis no site arquiteturadafelicidade.org.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "2º Congresso Brasileiro Arquitetura da Felicidade" 23 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951988/2o-congresso-brasileiro-arquitetura-da-felicidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.