Casa Naila / BAAQ'

Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaCasa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, VigaCasa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, PilarCasa Naila / BAAQ' - Mais Imagens+ 15

Puerto Escondido, México
  • Arquitetos: BAAQ'
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Edmund Sumner
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoCAD, Ave Fénix, Cemex, Imperquimia, La Asunción, Sicartsa, Volteck
  • Arquitetos Responsáveis : Alfonso Quiñones
  • Equipe De Projeto: Mara Aguilar, Alfonso Sodi, Gerardo Reyes Retana
  • Engenharia: Alfonso Sodi, Gerardo Reyes Retana / BAAQ´
  • Consultores: Mario Conde, Itzae Carrasco / COCA Arquitectos
  • Cidade: Puerto Escondido
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Edmund Sumner

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Naila está localizada em uma extremidade costeira, com duas fachadas voltadas para o Oceano Pacífico. Ela possui uma plataforma de concreto que eleva o solo acima do nível da areia. O pátio em cruz abriga quatro volumes de sete metros de altura, com uma cobertura inclinada que emoldura a vista para o mar. A estrutura de madeira forma um painel de duas camadas que protege o interior mas permite vistas, luz natural e ventilação cruzada. O ângulo e a separação dos volumes permitem vistas para o mar desde qualquer ambiente e, embora simples, o projeto consegue uma integração formal entre a paisagem rochosa e a praia.

Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Exterior
© Edmund Sumner
Casa Naila / BAAQ' - Imagem 18 de 20
Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Exterior, Madeira
© Edmund Sumner

Por estar localizada em uma praia popular onde as famílias locais gostam de passar o dia, era importante fazer com que o projeto fizesse parte do local para que não houvesse muros perimetrais ou portas que fechem o pátio para a praia. A estratégia tem dado certo, pois permite aos moradores o contato direto com a praia, enquanto os visitantes da praia podem utilizar a piscina ou terraço, algo que acontece periodicamente para satisfação dos proprietários.

Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Viga
© Edmund Sumner

Nomeada em homenagem a uma canção tradicional, a Casa Naila homenageia Oaxaca, explorando novas possibilidades de como habitar a praia respeitando sua ordem natural e social, utilizando materiais da arquitetura rural de Oaxaca. O uso da palmeira como estrutura é uma técnica tradicionalmente utilizada em barracas de praia informais, que foi adaptada às técnicas de construção vernácula. A sua utilização proporciona transparência e permeabilidade permitindo ventilação cruzada e vistas para o exterior sem a necessidade de janelas. Os pisos de terra proporcionam aos hóspedes conforto térmico e um aspecto fresco e natural aos espaços interiores. Quando a casa está habitada, os painéis de  palmeira se abrem formando o terraço onde, dependendo do sol, os móveis podem ser movidos conforme a sombra. Como na cultura de Oaxaca, a cozinha desempenha um papel importante e o fogão é feito de barro conforme as casas rurais tradicionais.

Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Viga, Prateleira, Corrimão
© Edmund Sumner
Casa Naila / BAAQ' - Imagem 19 de 20
Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Edmund Sumner
Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Pilar
© Edmund Sumner

Este projeto pertence a um local particularmente belo e culturalmente rico e, por isso, seu desenvolvimento apresentou um desafio e uma grande responsabilidade. Através da arquitetura pretendíamos permitir ao habitante vivenciar esta praia única na costa do Pacífico, utilizando elementos naturais como ferramentas para tornar a casa simples e elegante. A casa também se diferencia do modelo típico por não ser uma casa exclusiva, mas sim, ser inclusiva no aproveitamento do espaço exterior. No final, o resultado é um espaço que atinge uma das finalidades mais nobres da arquitetura: fortalecer o vínculo entre o morador e o local, e com o qual nos sentimos muito satisfeitos.

Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Edmund Sumner
Casa Naila / BAAQ' - Imagem 17 de 20
Casa Naila / BAAQ' - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Edmund Sumner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Naila / BAAQ'" [Casa Naila / BAAQ'] 28 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951969/casa-naila-baaq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.