Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 1 de 27
sala de estar. Imagem de © Fangfang Tian

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 2 de 27Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 3 de 27Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 4 de 27Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 5 de 27Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Mais Imagens+ 22

Shanghai, China
  • Arquitetos de interiores: Atelier tao+c
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  42
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fangfang Tian
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FINE LUMENS, Magis, Modernica, edimass
Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 6 de 27
janelas. Imagem de © Fangfang Tian

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no térreo de uma antiga casa de fazenda dos anos 1930 construída pelos franceses durante a Concessão Francesa em Shanghai, o projeto trata da reforma de um de seus cômodos, o quarto em forma de U . Assim como muitas outras casas desta época, esta foi originalmente construída e habitada por uma família burguesa, e depois, repartida entre várias famílias que ocupavam cada uma um quarto, enquanto a cozinha e os banheiros eram coletivos. Passados muitos anos de pouca higiene e falta de privacidade, a precariedade dessa situação foi se tornando insustentável até que as famílias, pouco a pouco, se mudaram dali.

O quarto, com 42 m², apresenta uma fachada circular envidraçada que olha para os fundos do jardim e foi construído como a sala de festas dos burgueses, e em seguida ocupado por um casal que viveu décadas neste local e se mudou recentemente.

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 2 de 27
janelas. Imagem de © Fangfang Tian
Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 3 de 27
sala de estar. Imagem de © Fangfang Tian

Como tratar um espaço que, originalmente, tinha apenas uma função, e adequá-lo às necessidades da atualidade é um problema comum de muitos dos espaços remanescentes hoje em dia. Neste projeto os arquitetos do tao+c exploraram o potencial do viver em um só espaço em casal, de modo a incentivar a vida conjunta, mas sem negar a possibilidade de um tempo privativo. 

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 25 de 27
Axonométrica

Como resposta, o projeto apresenta uma enorme peça de mobiliário, ou um conjunto de "micro mobília" para organizar o apartamento. Com as paredes originais, as janelas e o teto intactos, forma-se um espaço interno com uma estrutura independente. Construído neste espaço, o mobiliário abriga todos os requisitos funcionais: um chuveiro, uma cozinha, armários, estante para livros, degraus e espaços de estar. A partir de um intenso trabalho de volumetria, e uma densa composição de camadas, o mobiliário cria diferentes nichos e  recantos, auxiliando na organização dos espaços e das atividades.

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 13 de 27
sala de jantar. Imagem de © Fangfang Tian
Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 9 de 27
vestíbulo. Imagem de © Fangfang Tian
Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 12 de 27
cozinha. Imagem de © Fangfang Tian

A parte superior desta mobília funciona como um segundo pavimento, o qual acomoda espaços privativos. O colchão é embutido na estrutura para formar o quarto; a mesa é esticada no canto para definir o escritório. Ao abrir o espaço parcialmente, criou-se uma relação aberta entre os dois  níveis. Dois caminhos diferentes aumentaram a conexão dos espaços, enquanto uma escada de madeira leva da sala de estar ao quarto, uma escada fina de metal conecta o escritório à sala de jantar.

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 15 de 27
sala de jantar. Imagem de © Fangfang Tian

A interface formada pelas paredes de concreto absorve as áreas molhadas, obtendo, assim, um espaço livre mais solto para as atividades do dia a dia. O quarto com 42 m² se dissolve em uma sala de estar de 11m², uma cozinha com sala de jantar de 20m², um banheiro de 4 m², um hall com armário com 5m², um quarto de 15 m² e um escritório com 4m².  

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 18 de 27
Mezanino. Imagem de © Fangfang Tian
Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 20 de 27
Entrada. Imagem de © Fangfang Tian

Não há paredes divisórias o que permite a luz a adentrar para o ambiente. A parte térrea tem acabamento com um ladrilho vermelho, comum nos parques de Shanghai, conectando os espaços externos ao interno, e criando um paisagismo que dá continuidade aos espaços externos. 

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 5 de 27
dormitório. Imagem de © Fangfang Tian

Neste projeto, ao invés da função e do programa dos ambiente serem definidos por pisos e paredes, foi o mobiliário que os delimitou, se tornando quase uma miniatura de arquitetura. 

Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c - Imagem 7 de 27
sala de estar. Imagem de © Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de Unidade Habitacional: Quarto em forma de U / Atelier tao+c" [U-shape room / Atelier TAO+C] 26 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951796/reforma-de-unidade-habitacional-quarto-em-forma-de-u-atelier-tao-plus-c> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.