Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de ExteriorReconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior, AidoReconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior, FachadaReconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Interiores, ArcoReconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Mais Imagens+ 43

Týn nad Bečvou, República Checa
  • Arquitetos: Atelier-r
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Remmers, UnionOcel, Viabizzuno, tubag
  • Arquiteto Responsável: Miroslav Pospíšil
  • Co Autor: Martin Karlík, gerente de projeto
  • Equipe De Projeto: Miroslav Pospíšil, Martin Karlík, Robert Randys, Lucie Rohelová, Adéla Tomečková, Milena Koblihová, Daria Johanesová
  • Cliente: Olomouc Region
  • Projeto Estrutural De Construções Históricas: Ladislav Klusáček
  • Projeto Estrutural De Construções Recém Inseridas: Jan Lukáš
  • Reabilitação Das Partes úmidas Das Paredes Históricas: Pavel Fára
  • Construtores: HOCHTIEF CZ and ARCHATT PAMÁTKY
  • Construção Aço Corten: Zámečnictví Sloupský
  • Peles De Vidro: Bubeník 1913
  • Piso De Concreto: AAP hranice
  • Cidade: Týn nad Bečvou
Mais informaçõesMenos informações
Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. Erguendo-se sobre o vale da Morávia, o Castelo de Helfštýn, fundado no século XIV, é o segundo maior complexo da República Tcheca, logo depois do Castelo de Praga. Em 2014, as ruínas do palácio renascentista tiveram que ser fechadas devido a grandes riscos de segurança, como queda da alvenaria e degradação dos restos mortais.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior, Fachada
© BoysPlayNice

O principal requisito do proprietário do castelo; Olomouc Region, era a renovação do palácio juntamente com a construção de uma nova cobertura. O Instituto do Património Nacional insistiu na preservação do edifício em seu estado de ruína. A cobertura foi permitida apenas parcialmente e só poderia alcançar o nível das paredes periféricas.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior, Aido
© BoysPlayNice

O planejamento do projeto foi único. O modelo 3D, baseado em milhares de fotografias de um drone, permitiu mapear todos os tipos de modificações de gesso e alvenaria.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Imagem 39 de 48
Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Imagem 48 de 48

Queríamos ir além da tarefa de reconstrução técnica. Nós nos esforçamos para complementar o edifício histórico com uma arquitetura contemporânea, que se concentraria tanto em usos práticos quanto em configurar um apelo estético.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

A fim de imergir os visitantes no desenvolvimento histórico do palácio renascentista original, inserimos novos percursos turísticos nas lacunas já existentes das ruínas, conectando o pavimento térreo aos níveis mais elevados, recentemente acessíveis do palácio. Elementos contemporâneos recém-adicionados são claramente observados na construção histórica. Trabalhamos com três materiais básicos, um para cada pavimento do castelo, a cobertura de vidro sobre vigas de aço, as escadas e passarelas de aço corten e os caminhos do térreo em concreto polido.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Interiores, Arco
© BoysPlayNice

A cobertura com planos de vidro foi inserida entre as paredes das ruínas. O céu aberto foi a inspiração chave na escolha do material para o telhado. O uso do vidro fornece condições perfeitas de entrada de luz natural para o interior do palácio. O vidro lixado foi definido pela sua fácil manutenção, além da luz dispersa plana complementar as exposições no interior do palácio. A  cobertura da capela foi uma exceção, seu telhado de vidro transparente simboliza literalmente o paraíso.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice
Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Interiores, Arco, Aido
© BoysPlayNice

A cobertura foi instalada em apenas cinco câmaras. As passarelas em aço corten funcionam como uma cobertura para as escadas. Alguns dos espaços foram intencionalmente deixados abertos, para realçar o espírito das impressionantes ruínas e encorajar os visitantes a olhar para o céu.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior, Arco
© BoysPlayNice

O que antes era um telhado agora se tornou a nova rota turística. Por estar tão perto dos detalhes de construção do palácio original e tão elevadas em relação à altura das paredes, as passarelas permitem ao público admirar o significado histórico da vista, bem como as vistas panorâmicas da região circundante.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Interiores
© BoysPlayNice
Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Interiores
© BoysPlayNice

Foi fundamental escolher um material que fosse atemporal. O Corten é uma liga de ferro especial que sofre corrosão, amadurece e se mescla com a textura das antigas paredes históricas. Além disso, o Castelo de Helfštýn é conhecido pela sua tradição de artesanato em ferro, portanto, fez todo o sentido escolher este material para as revitalizações.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

No pavimento térreo, projetamos um percurso de áreas de caminhada a partir de placas de concreto pré-moldadas lisas e precisas, dispostas em áreas individuais. O concreto pré-moldado foi definido por perfis de aço Corten rigorosamente retilíneos, configurando uma distância entre as paredes desiguais e irregulares. O espaço entre o perfil preciso e as paredes irregulares foi preenchido por cascalhos que realçam e conciliam a irregularidade com a linha de frente intransigente.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

O conceito do projeto foi baseado no respeito ao edifício histórico e na busca por uma estratégia de preservar o caráter autêntico do castelo. O palácio ganhou um atrativo percurso turístico, que permite aos visitantes aprender sobre a história da construção e desfrutar das vistas pitorescas desde as passarelas nos pavimentos superiores do castelo, anteriormente coberturas. A arquitetura contemporânea não compete com o edifício histórico, e sim configura uma unidade coesa na qual todos os elementos, antigos e novos, caminham em harmonia.

Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r - Fotografia de Exterior
© BoysPlayNice

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hrad Helfštýn, 751 32 Týn nad Bečvou, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reconstrução do Palácio do Castelo de Helfštýn/ Atelier-r" [Helfštýn Castle Palace Reconstruction / Atelier-r] 17 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951517/reconstrucao-do-palacio-do-castelo-de-helfstyn-atelier-r> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.