Apartamento One Bedroom Wonder / Yota Hokibara + Tomoyo Hokibara Architects

Apartamento One Bedroom Wonder / Yota Hokibara + Tomoyo Hokibara Architects

© Akira Nakamura© Akira Nakamura© Akira Nakamura© Akira Nakamura+ 15

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  56
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Akira Nakamura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, BEAL, Enscape, Kvadrat, Rhinoceros, Silent Gliss
  • Arquitetos Responsáveis:Yota Hokibara
  • Equipe De Projeto:Yota Hokibara +Tomoyo Hokibara
  • País:Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Akira Nakamura
© Akira Nakamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Já se passaram cinco anos desde que nos unimos ao escritório de arquitetura Takenaka Corporation em Tóquio e foi quando encontramos uma boa oportunidade de comprar este apartamento de segunda mão e planejamos renová-lo como um projeto pessoal. O conceito é "One Bedroom Wonder". O nosso objetivo era criar um "ambiente único" onde a escada em caracol e a claraboia pudessem ser vistas de qualquer lugar, dividindo o apartamento não com uma parede, mas com uma cortina para unir o espaço e criar uma atmosfera de leza.

© Akira Nakamura
© Akira Nakamura
Planta
Planta
© Akira Nakamura
© Akira Nakamura

O "ger" mongol é um exemplo típico de forma básica de um cômodo da casa. Os "ger" não têm paredes, e diferentes zonas são colocadas em um espaço, com uma claraboia no centro. Este projeto em si é o estudo de uma "sala única" entre os diversos estilos de vida na atualidade. Uma sala de estar, uma área de descanso, uma sala de jantar / trabalho e uma área de armazenamento estão todas organizadas em um único espaço. Nesse sentido, trabalhamos com três tipos diferentes de "maravilhas" (elementos) para criar uma distância apropriada entre cada zona.

© Akira Nakamura
© Akira Nakamura

A primeira "maravilha", o "DOMA" atravessa todas as zonas - desde a entrada, por baixo da claraboia, até à frente da cama. Ao fazer uma relação que conecta os espaços ao mesmo tempo que os separa, o "DOMA" atinge cada região. A segunda "maravilha" é a cortina em forma de "S" de altura total que cria privacidade, profundidade e conexão no espaço. O quarto e o guarda-roupa são colocados atrás da cortina em "S", e outra cortina em "L" é posicionada entre o quarto e a primeira cortina. O dormitório pode ser escondido fechando as cortinas duplas. A ideia dos arquitetos é poder mudar a opacidade do espaço de acordo com o humor da pessoa e a luz do sol.

© Akira Nakamura
© Akira Nakamura

A terceira "maravilha" é a parede estrutural, com o seu desenho livre e aberto, inclui uma estante de livros, um espaço de armazenamento, estantes de exposição, uma televisão, uma cômoda, iluminação e pequenos espaços de trabalho. Esta parede, composta por barras lisas duplas de ferro, está voltada para a cortina em "S", conferindo um ritmo acentuado ao ambiente único. Essas três "maravilhas" são misturadas em várias camadas, criando a sensação de expansão e profundidade a este pequeno espaço.

© Akira Nakamura
© Akira Nakamura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento One Bedroom Wonder / Yota Hokibara + Tomoyo Hokibara Architects" [Wonder the One Room / Yota Hokibara + Tomoyo Hokibara Architects] 21 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951430/apartamento-one-bedroom-wonder-yota-hokibara-plus-tomoyo-hokibara-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.