Betoneira, um podcast sobre arquitetura, pessoas e cidades

O que é o conforto no morar? Como a cidade serve de palco para a sua vida? De que forma as questões de gênero e raça influenciam a forma como você caminha à noite na rua? Porque a casa do vilão é sempre mais legal que a do mocinho? Estes são alguns dos temas do Betoneira, podcast apresentado pelos arquitetos André Scarpa, Marcelo Barbosa e Paula Otto.

O princípio do Betoneira é falar de tudo um pouco para falar muito sobre arquitetura, pessoas e cidades, misturando os mais variados temas, assuntos, convidados, opiniões, teorias e memes sob a ótica particular de cada um dos três. 

Betoneira, um podcast sobre arquitetura, pessoas e cidades - Imagem 2 de 4

Gravado na Vila Buarque, reduto de dezenas de escritórios de arquitetura de São Paulo, o podcast conta com o roteiro leve e de temática pop de Francesco Perrotta-Bosch para dialogar também com não-arquitetos, e já tem disponíveis seis episódios nas principais plataformas de streaming.

Betoneira, um podcast sobre arquitetura, pessoas e cidades - Imagem 4 de 4
Marcelo Barbosa e Paula Otto.. Image © Ana Mello

Selecionamos alguns epísódios do Betoneira. Ouça, a seguir:

Home office ou home vida: como é a sua casa na pandemia?

Ninguém aguenta mais ficar em casa. Ao mesmo tempo, nunca foi tão importante pensar sobre esse lugar: a nossa casa. Afinal, é aqui que agora a gente faz tudo. Por isso, Betoneira nasce perguntando: o que vai mudar no nosso jeito de morar? Será que todo mundo vai querer fugir pro meio do mato? E qual o papel da arquitetura nisso tudo?

Mulheres invisíveis e a miopia urbana

Você sabia que os famosos sintomas de um ataque cardíaco acontecem na maioria das vezes somente nos homens? Você já parou pra pensar quais são os critérios utilizados pra definir um ser humano “padrão”? No segundo episódio do Betoneira, Maria Cau Levy discute o papel das mulheres no mundo contemporâneo e a forma como elas se relacionam com as cidades.

Betoneira, um podcast sobre arquitetura, pessoas e cidades - Imagem 3 de 4
Maria Cau Levy e André Scarpa. Image © Ana Mello

Quanto custa um lar?

Os centros das grandes cidades estão se consolidando cada vez mais como lugares-fantasmas. Com a gentrificação e o aumento do valor do custo de vida na região, quem deveria morar no centro, acaba sendo empurrado para bairros mais distantes, acarretando em problemas gigantescos para as grandes cidades. Neste episódio o Betoneira conversa com Marina Grinover, uma das fundadores do Fundo FICA, movimento que luta para mudar essa realidade através de aluguéis com valor justo nos centros da cidades.

Para ouvir mais episódios do Betoneira, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Betoneira, um podcast sobre arquitetura, pessoas e cidades" 13 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951286/betoneira-um-podcast-sobre-arquitetura-pessoas-e-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.