Jardim Urbano Changli / TM Studio

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de ExteriorJardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de ExteriorJardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de ExteriorJardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de ExteriorJardim Urbano Changli / TM Studio - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: TM Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fangfang Tian
  • Arquitetos Responsáveis: Ming Tong, Guang Ren
  • Equipe De Projeto: Hongqu Guo, Liuxin Yang, Chao Xie
  • Colaboradores: Shanghai Pudong New Area Sanlin Urban-rural Construction and Development Co., LTD
  • Cliente: People's Government of Zhoujiadu Street, Pudong New Area, Shanghai
  • Cidade: Shanghai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado ao sul do Expo Park, este bairro é formado por quadras residenciais de alta densidade com comunidades típicas. A via semicircular Nanmatou, onde o projeto está inserido, passa pelo mesmo.

Em 2018, Shanghai começou a demolir edificações ilegais. Como resultado, todas as lojas comerciais ilegais no lado leste da Nanmatou Road foram removidas, deixando um espaço verde curvado de 350 metros de comprimento nos limites da comunidade Changwu. A fronteira se tornou uma cerca monótona e longelínea na cidade e encerrou um terreno baldio estéril e obsoleto dentro da comunidade. Portanto, remodelar os limites da cidade e estimular a vida nas ruas tornou-se uma questão urgente para este projeto.

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
A Vista Dentro Parede Depois da Reforma. Imagem Cortesia de TM Studio
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
A Vista Fora Parede Antes da Renovação. Imagem Cortesia de TM Studio

Construída na década de 1990, a comunidade de Changwu é uma área residencial de alta densidade. O cinturão verde entre os edifícios dentro da comunidade é usado principalmente para resolver o problema de estacionamento, não deixando espaço para atividades públicas da comunidade, e os residentes quase não têm para onde ir no lazer diário. Portanto, a intenção original deste projeto era proporcionar uma oportunidade para a restauração e melhoria do ambiente público comunitário através da regeneração de seus muros.

A sabedoria de construção dos jardins de Suzhou serviu de referência para este projeto. A interface urbana do Pavilhão Canglang, voltado para o córrego Fengxi, é dinâmica e cheia de vitalidade devido ao desenho do caminho duplo. Os percursos sinuosos do jardim tornam-se uma bela paisagem. Portanto, como limite do bairro, o muro da comunidade de Changwu também tem a oportunidade de se tornar um jardim linear que acomoda o cotidiano das ruas. O objetivo deste projeto de regeneração é transformar uma margem de 6 a 8 metros de largura no jardim central desta comunidade.

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
Vista Aérea Parcial do Projeto. Imagem Cortesia de TM Studio
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
Vista do corredor e do Street Life. Imagem © Fangfang Tian

No projeto de regeneração, um caminho em zigue-zague é inicialmente estabelecido. Ele foi formado de acordo com a localização dos edifícios residenciais ao longo da rua, as árvores próximas ao muro e os nós funcionais na rua. O projeto não é apenas uma extensão do ambiente interno da comunidade, mas também uma expansão das calçadas, proporcionando pequenos jardins. Desta forma, cada espaço não só tem valor funcional, mas também entrelaça o ambiente dentro e fora dos muros, o que elimina a sensação de isolamento, tornando este muro e jardim um local central onde os residentes da comunidade e os turistas na rua externa podem se sentir parte.

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Imagem 16 de 32
Parte Norte, a entrada / saída após a renovação: incorporação da guarita no novo corredor para formar o limite do pátio; o corredor no lado oeste da entrada se torna uma nova passagem de pedestres
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Interiores
Vista da Parte Norte, o Pergolado. Imagem© Fangfang Tian

A forma dinâmica do caminho acomoda várias funções: algumas delas fornecem um espaço de descanso para os residentes, outras fornecem uma área para a entrada da comunidade, algumas fornecem um pátio de leitura para as crianças depois da escola, e outras ainda se tornam um ponto de encontro na rua para os idosos se reunirem e conversar.

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
Vista da Parte Intermediária, Ponto de Ônibus. Imagem © Fangfang Tian
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Imagem 18 de 32
Parte Intermediária após a renovação: O corredor em zigue-zague define um canto para pátio sob a sombra das árvores, enquanto as flores na calçada formam uma área de espera para ônibus. As funções originais e a paisagem são preservadas e incorporadas ao novo projeto
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
Vista da Parte intermediária, Corredor Voltado para a Rua. Imagem Cortesia de TM Studio

Neste projeto, as estratégias frequentemente adotadas no paisagismo, como "interdependência [因], concessão [借], adequação [体] e apropriação [宜], bem como coloração pelas categorias [随 类 赋 彩]," são usados para lidar com as incertezas que devem ser enfrentadas nas obras de uma comunidade. Essas estratégias permitem que a equipe de projeto faça ajustes dinâmicos de acordo com os comentários dos residentes no processo de implementação e incorpore de maneira flexível os fatores circundantes, como o ponto de ônibus, sem perder o cenário ideal original.

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Imagem 20 de 32
Desenhos Originais da Parte Intermediária: Na planta original, há um pátio do corredor que se abre para o exterior perto do lado curto do pátio dos residentes, e o espaço verde entre os edifícios é um pátio trapezoidal que se abre para o interior. A comunidade interna e a rua externa são separadas por paredes de tijolos perfurados
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
Vista Interna da Parte Central. Imagem © Fangfang Tian

A prática no Changli mostra as estratégias de paisagismo combinadas com uma boa visão e operação flexível. Como uma técnica de projeto, não só integra vários fatores em uma paisagem, mas também estimula a participação da comunidade, que estabelece uma base sólida para o desenvolvimento futuro da integração social.

Jardim Urbano Changli / TM Studio - Imagem 22 de 32
Projeto implantado na Parte Sul: Moradores no primeiro andar, na esquina, propuseram que a parede de tijolos perfurados formasse um ângulo agudo com o pátio, o que bloquearia a luz do dia do pátio. Portanto, seguindo as demandas dos residentes, o plano de implementação ajustou a direção do corredor perto do pátio dos residentes e retirou as paredes de tijolos perfurados originais. O limite fechado da comunidade foi alterado para definir ao longo do corredor, e o espaço do corredor ajustado foi transformado de um pátio interno em um pavilhão de galeria aberto voltado para a rua
Jardim Urbano Changli / TM Studio - Fotografia de Exterior
Vista da Parte Sul e do Meio Urbano. Imagem © Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nanmatou Road, Pudong New Area, Shanghai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim Urbano Changli / TM Studio" [Changli Garden / TM Studio] 14 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951127/jardim-urbano-changli-tm-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.