Creche da Santa Casa da Misericórdia de Vizela / Grupo Zegnea

Creche da Santa Casa da Misericórdia de Vizela / Grupo Zegnea

© João Morgado© João Morgado© João Morgado© João Morgado+ 17

  • Arquitetos: Grupo Zegnea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  João Morgado
  • Equipe De Projeto:António Póvoas, Diogo Rodrigues, Mariana Rodrigues
  • Cliente:Santa Casa da Misericórdia de Vizela
  • Engenharia:Costeira – Engenharia e Construção, S.A.
  • Colaboradores:Duarte Ramos, Sandra Sanroque, Rita Poças
  • Cidade:Vizela
  • País:Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Creche da Santa Casa da Misericórdia de Vizela surge de forma natural, no terreno, numa plataforma de estável, inserindo-se no mesmo como um socalco. O volume arquitetónico ergue-se assim em continuidade com o espaço circundante, sem entrar em ruturas ou conflitos, quer com a envolvente natural quer com a envolvente construída, encontrando o seu espaço, sem invadir o das restantes valências do Campus.

© João Morgado
© João Morgado
Planta
Planta
© João Morgado
© João Morgado

Procurou-se estabelecer um diálogo contínuo entre a Creche e os seus utilizadores, eliminando barreiras arquitetónicas e espaciais, potenciando a relação e fluidez entre todos os espaços. A Creche nasce do conceito de uma caixa, um invólucro que protege e medeia o programa interior com os espaços exteriores, valorizando-se uma vivência espacial complementar aos dois momentos. Esta relação permite a criação de um jogo de cheios e de vazios, desconstruindo a peça arquitetónica. A orgânica natural e fluída que se pretende na vivência dos diferentes momentos que compõe a Creche, transparece também no seu desenho de fachada e planta.

© João Morgado
© João Morgado
Elevações
Elevações
© João Morgado
© João Morgado

A linha curva surge como referência à criança, à sua dinâmica e consequente inquietude em relação ao mundo que a rodeia, questionando-o. Assim o traço curvilíneo e a circunferência aparecem como elementos de balanço, equilíbrio, que contrariam a rigidez da própria “caixa”, introduzindo-lhe uma dinâmica espacial que permite que o edifício adquira uma leveza singular.

© João Morgado
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vizela, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche da Santa Casa da Misericórdia de Vizela / Grupo Zegnea" 10 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951117/creche-da-santa-casa-da-misericordia-de-vizela-grupo-zegnea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.