Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 2 de 33Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 3 de 33Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 4 de 33Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 5 de 33Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Mais Imagens+ 28

  • Diretor De Projeto: Benjamin G. Saxe
  • Construtor: LHC Constructores
  • Engenharia Estrutural: Sotela Alfaro Ltda.
  • Engenharia Elétrica E Mecânica: Dynamo Studio
  • Cidade: Nosara
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 6 de 33
© Andres Garcia Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido como uma expansão da estrutura do Hotel Gilded Iguana localizado na cidade de Nosara, na costa oeste da Costa Rica, o Centro Atlético foi projetado como um pequeno ponto de encontro entre às árvores, criando um espaço público aberto e convidativo onde moradores e visitantes se encontram para compartilhar interesses semelhantes por uma vida ativa e saudável.

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 3 de 33
© Andres Garcia Lachner

Implantado no coração da cidade de Nosara, o edifício atua como um aglutinador social, incorporando ainda uma série de diferentes programas: uma loja de surfe, uma loja de bicicletas, uma academia de ginástica e espaços para a prática de jiu-jitsu e ioga—o ambiente perfeito para quem deseja visitar a Costa Rica em busca de aventura e diversão.

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 20 de 33
© Andres Garcia Lachner
Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 25 de 33
Planta
Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 22 de 33
© Andres Garcia Lachner

Entusiasmados pelo cliente, os arquitetos do Studio Saxe passaram a explorar diferentes formas para adaptar o complexo programa do edifício em uma estrutura simples, aberta e convidativa à paisagem selvagem e a comunidade local de Nosara. Desta forma, o projeto do Centro Atlético pretende promover uma relação simbiótica entre a atividade humana e a natureza, potencializando a sensação de tranquilidade e bem-estar.

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 21 de 33
© Andres Garcia Lachner
Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 28 de 33
Corte
Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 16 de 33
© Andres Garcia Lachner

Pensando nisso, os arquitetos decidiram por fragmentar o volume do vasto programa para assim encaixá-lo entre as pequenas clareiras do terreno, conectando posteriormente estes edifícios através de passarelas e calçadas, criando assim um espaço de domínio público que o integra também à paisagem urbana do centro de Nosara. Como consequências foram criados uma série de pátios públicos interiores que aproximam o diversificado programa da natureza ao mesmo tempo que proporcionam sombra e proteção aos visitantes. Trabalhando em estreita colaboração com uma vasta equipe de engenharia, o Studio Saxe conseguiu alocar as fundações dos edifício de tal modo que as raízes das árvores posam seguir crescendo, acomodando os edifícios de forma a causar o mínimo impacto possível na paisagem natural existente.

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 18 de 33
© Andres Garcia Lachner

O sistema construtivo utilizado na construção do Centro Atlético de Nosara está composto por uma estrutura pré-fabricada de aço, a qual foi produzida fora do local e instalada rapidamente no terreno para minimizar o impacto da obra. Nós do Studio Saxe acreditamos que o processo de construção deve ser sempre simples e discreto, responder ao ambiente natural e as suas complexas ecologias. Posteriormente, revestimos a estrutura principal de edifício com madeira de teca, criando ainda longos beirais que protegem todas as fachadas do sol forte e das chuvas frequentes.

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 17 de 33
© Andres Garcia Lachner

O projeto do Centro Atlético foi inteiramente concebido através de um sistema construtivo modular com a intenção de causar o menor impacto possível na paisagem natural. Ele foi projetado para preservar e proteger a fauna e a flora existentes, fragmentando o volume do edifício em pequenos componentes que nos permitiram distribuir o programa em meio as árvores. Seus generosos beirais não apenas protegem os espaços interiores do sol escaldante e da chuva, mas também servem para captar água da chuva, a qual pode ser posteriormente reutilizada nos sistemas mecânicos do edifício e para irrigação dos jardins. A madeira de teca foi combinada com outros materiais locais, criando uma estrutura resistente e de baixa manutenção ao mesmo tempo que se utiliza de técnicas de construção modernas. A orientação e disposição dos volumes assim como as projeções do telhado foram planejadas de acordo com uma série de estratégias bioclimáticas incorporados no processo de projeto, onde a orientação solar, os ventos dominantes, o ruído, a poeira e outros fatores foram também considerados para permitir que o edifício opere com um consumo mínimo de energia.

Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe - Imagem 14 de 33
© Andres Garcia Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nosara, Província de Guanacaste, Costa Rica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Atlético Costa Rica / Studio Saxe" [Costa Rica Athletic Center / Studio Saxe] 12 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951038/centro-atletico-costa-rica-studio-saxe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.