Fachadas de malhas metálicas proporcionam soluções versáteis de sombreamento

Agora que estamos todos passando muito mais tempo dentro de casa devido à pandemia, tivemos a chance de realmente entender e apreciar o impacto significativo que as janelas podem ter em um espaço. Vistas, ângulos de sol e orientação das janelas são considerações importantes ao projetar um novo edifício - e por mais agradável que seja ter uma conexão com o exterior, as janelas também podem causar problemas como brilho excessivo e ganho de calor. É claro que ninguém quer um prédio com janelas apenas de um lado ou com as persianas fechadas constantemente para poder ver a tela do computador; uma solução arquitetônica versátil é sombrear as janelas usando uma tela metálica.

Fachadas de malhas metálicas proporcionam soluções versáteis de sombreamento - Imagem 2 de 8
Revestimento de fachada com Revestimento de fachada com Cladding with revestimento de fachadas com cladding of facades with Largo-Nova 2032 Vario. Image © Luc Boegly, Ignacio Prego Architectures

Cortando efetivamente o ganho de calor das janelas sem bloquear as vistas, as telas metálicas também proporcionam uma fachada esteticamente interessante. A forma como as diferentes condições de iluminação interagem com a tela metálica cria uma fachada variável e versátil. Sob a luz direta do sol do exterior, parece uma fachada cintilante e relativamente opaca. À noite, no entanto, a malha se torna mais translúcida, especialmente quando iluminada por trás para criar ainda mais interesse visual. Ao mesmo tempo, do interior, o ângulo de visão do nível dos olhos permite uma visão relativamente desobstruída. Devido à geometria e abertura da tela de arame e ângulos do sol, a radiação solar incidente e o ganho de calor são filtrados, mas as aberturas no material ainda permitem a passagem de luz do dia, vistas e até mesmo ar fresco.

Fachadas de malhas metálicas proporcionam soluções versáteis de sombreamento - Imagem 3 de 8
Revestimento de fachada com Revestimento de fachada com Cladding with revestimento de fachadas com cladding of facades with Largo-Twist 2045. Image © Bart Vercammen

Malhas externa são mais eficazes na proteção solar do que os sistemas internos, que também podem diminuir as necessidades de resfriamento e, portanto, os custos em um edifício. Particularmente em climas mais quentes, onde o ângulo do sol é alto no verão, a malha é especialmente eficaz no sombreamento e minimiza o ganho de calor para as janelas e / ou outros materiais de construção, diminuindo assim os custos de resfriamento. A abertura da malha também significa que, quando aplicada a uma fachada, não impedirá o fluxo de ar ou permitirá que o ar quente se acumule entre a malha e o edifício. Por outro lado, no inverno, quando o ângulo do sol é baixo, a malha bloqueia menos a luz direta do sol e o ganho de calor e pode reduzir as necessidades de aquecimento.

Fachadas de malhas metálicas proporcionam soluções versáteis de sombreamento - Imagem 7 de 8
Car Park One / Elliott + Associates Architects. Image © Scott McDonald

Ao combinar as telas com uma fachada de vidro, no entanto, o desempenho e as interações de toda a fachada devem ser considerados, incluindo o tipo de envidraçamento, o ângulo de incidência da luz solar, a distância entre a tela de arame e o envidraçamento e o nível de brilho da tela metálica. Por exemplo, com um ângulo de incidência solar de 60 graus, a maioria das telas Haver and Boecker diminuem a quantidade de energia solar transmitida em 40-70%. Uma linha específica de malha criada especificamente para proteção solar, a Largo-Twist 2045, reduz a transmissão de energia em mais de 90%.

Fachadas de malhas metálicas proporcionam soluções versáteis de sombreamento - Imagem 8 de 8
Courtesy of Haver & Boecker

Encontre mais detalhes sobre este sistema de proteção aqui e confira 8 dicas para incorporar malhas metálicas em seu projeto.

Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Fachadas de malhas metálicas proporcionam soluções versáteis de sombreamento" [Architectural Wire Mesh Provides Versatile Shading Solutions] 11 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950962/fachadas-de-malhas-metalicas-proporcionam-solucoes-versateis-de-sombreamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.