Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra

Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra

© Rodrigo Pastor Pensa© Rodrigo Pastor Pensa© Rodrigo Pastor Pensa© Rodrigo Pastor Pensa+ 56

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  762
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Rodrigo Pastor Pensa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: ACT 3D, AutoDesk, DesignBuilder, Timber, Topwood, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsavel:Jaime Andrés Gatica Martínez
  • Clientes:Prefeitura de Vilcun – Ministério da Educação – Secreduc Arucania
  • Engenharia:Jaime Chaperón Fonseca
  • Colaboradores:Inspetores fiscais de projeto arquitetônico Jorge Vazquez Herrera, Município de Vilcun - Carla Valenzuela Campos, Secreduc Araucania - Maria Ribera Fonseca, Secreduc Araucania
  • Cidade:Vilcún
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada em uma propriedade rural dentro de uma comunidade predominantemente Mapuche, e seus usuários são crianças camponesas que cultivam sobre a terra e praticam a criação de gado.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

A Escola Rural Cantino é o único edifíio público nesta zona rural. Nela, a comunidade não apenas realiza as atividades de um centro educacional, mas suas instalações são transformadas em um importante ponto de encontro para as famílias que vivem neste Lof ou comunidade.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

Do ponto de vista formal, embora o projeto esteja inserido dentro de uma comunidade indígena, a arquitetura proposta não procura abusar de formalismos que lembram a ruka como o único vestígio das construções do povo Mapuche, mas sim como uma síntese de certas variáveis de organização espacial dentro de sua cosmovisão, como a reunião em torno de um centro organizador e a criação de um eixo espacial no sentido leste-oeste, tão importante na forma como o povo Mapuche se relaciona com seu território.

Planta
Planta

Da mesma forma, trabalhamos com uma reinterpretação cromática dos têxteis característicos das paredes internas. A volumetria proposta se aproxima mais a uma arquitetura sulista, de leitura da água, compacta, simples, sem beiral, como as construções mais elementares do contexto rural: galpões, armazéns, celeiros dispersos na paisagem rural como grandes volumes que atuam como referências dentro do território.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

A  madeira como material principal procura dar sentido a essa síntese de ruralidade e simplicidade, que tem uma presença, mas ao mesmo tempo se torna parte do entorno onde está localizada. O único espaço de significado cultural foi definido a pedido da comunidade educativa e consiste no desenho de um espaço cerimonial para orações onde será instalado o Canelo, uma árvore sagrada para os Mapuche.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

O partido geral é organizado a partir de um espaço central contido na direção leste-oeste, que estabelece relações que vão desde o mais público até o mais privado.
Em relação ao norte-sul define-se o acesso, que reúne os fluxos da única rua do bairro que confronta, abrindo e promovendo seu papel público, como um ponto referencial dentro da comunidade.

Cortes 02
Cortes 02

Os fluxos públicos são organizados a partir do acesso principal, estabelecendo a separação dos espaços do responsável ou visitante e dos estudantes. Os fluxos de serviço são definidos em sua extremidade leste; estes são separados de todas as atividades escolares para proteger as relações espaciais indesejadas.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

A tipologia estrutural predominante foi executada em madeira estrutural de pinho e os elementos principais em madeira laminada. Esta solução estrutural foi modelada no software Cadwork e produzida com máquina de tecnologia CNC para a fabricação de peças de madeira pela empresa Timber, o que permitiu a execução de um trabalho limpo, em menos tempo, contribuindo para a redução da pegada de carbono, entre outros aspectos.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

O trabalho tem altos padrões de projeto passivo e eficiência energética dado um contexto de invernos frios e verões quentes, o que permitiu obter a certificação "excepcional" através da metodologia CES.

Construtivo 01
Construtivo 01

O projeto incorpora elementos como o ganho solar direto para o aproveitamento ideal do sol nas áreas de maior tempo e uso, como salas de aula, escritórios e pátios cobertos. Desta forma, o consumo para aquecimento é reduzido. A estratégia é simples e visa ter o maior número possível de janelas e luz solar no norte, leste e oeste, dependendo de suas condições programáticas, reduzindo muito as janelas ao sul, orientando as salas frias como cozinhas, dispensas e banheiros nesta parte do edifício. A incidência solar norte excessiva e incômoda no verão, é controlada por elementos móveis que ajudam a diminuir a intensidade da luz nas salas de aula, dependendo das exigências de seu uso.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

Diferentes tipos de isolamento térmico e sistemas de aquecimento de alto desempenho também foram estudados por meio de modelagem computadorizada, submetidos a diferentes cenários de uso do edifício, incorporando um envoltório térmico contínuo livre de pontes térmicas, forjado em celulose reciclada de papel jornal e uma fachada ventilada ao redor de todo o perímetro do envoltório.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

Foi escolhido um sistema de caldeiras de biomassa de alta eficiência e sistemas de recuperação de calor, utilizando energia aerotérmica.

Processo de construção 01
Processo de construção 01

Esta soma de fatores resulta em um edifício com baixa demanda de energia e um alto nível de conforto ambiental em seus ambientes internos, o que contribui significativamente para melhorar a qualidade de vida em uma região onde o investimento público é escasso, além de ajuda a melhorar as habilidades cognitivas no desenvolvimento intelectual das crianças.

© Rodrigo Pastor Pensa
© Rodrigo Pastor Pensa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Comunidade Indígena Juan Traipi, Codinhue/hijuela 61, Vilcún, Araucanía, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra" [Escuela Rural Básica Cantino / Taller Viga Maestra] 03 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950740/escola-rural-basica-cantino-taller-viga-maestra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.