Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco

Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de ExteriorBanco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraBanco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaBanco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Exterior, JanelaBanco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Mais Imagens+ 18

Coura, Portugal
  • Engenharia: Carlos Silva
  • Construção: Carlos José Fernandes
  • Cliente: Banco Crédito Agrícola Noroeste
  • Cidade: Coura
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Exterior, Fachada
© Primeiro Plano Audiovisual

Descrição enviada pela equipe de projeto. O banco está localizado à beira de uma transição urbana. De um lado o centro histórico de Paredes de Coura, uma bonita vila do noroeste de Portugal, do outro um conjunto de edifícios dos anos 80 e 90, décadas trágicas para a paisagem urbana portuguesa porque a necessidade de um arquitecto era opcional e, em muitos casos, indesejados.

Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Exterior
© Primeiro Plano Audiovisual
Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Imagem 21 de 23
Alçacos
Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Exterior, Janela
© Primeiro Plano Audiovisual

Como você pode ajudar a preencher essa lacuna? Você vai tentar se destacar? Este novo edifício deve desaparecer? Talvez ambos. O banco queria um sinal de transparência, um convite para entrar, para esse fim todo o nível do solo é de vidro, dá para ver tudo da praça, em uma comunidade tão pequena que é especialmente importante, se você quiser falar na sua conta gerente, tudo que você precisa fazer é passar e acenar. Um do outro lado, um banco deve parecer seguro, como uma abóbada, então o primeiro nível é sólido e sem janelas, elevado, fora de alcance. 

Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Interiores, Banco
© Primeiro Plano Audiovisual

A curva tenta semear algum tipo de conexão entre as duas cidades e é pintada de branco. O que mais você pode escolher se estiver entre a arquitetura pequena e colorida do século 19 e a mania "construa tudo o que quiser em mármore falso" dos anos 90? Talvez seja uma desculpa ou falta de coragem. Talvez seja minha incapacidade de escolher uma cor. Eu estou bem com isso. Ou talvez eu quisesse que o prédio se destacasse, afinal. Um prédio branco simples pode fazer isso?

Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco - Fotografia de Exterior, Fachada
© Primeiro Plano Audiovisual

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4940 Coura, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Banco em Paredes de Coura / João Marques Franco" 27 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950301/banco-em-paredes-de-coura-joao-marques-franco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.