Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, CadeiraBar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraBar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, CadeiraBar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de ExteriorBar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: FUTURA ESTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abccook Equipamentos de Cozinha, Aikk Tapeçaria, Artefatos Engenharia Metálica, Paradigma Marcenaria, São Matheus Marmoria, Tecnovilla Cerâmicas Tecnica, Verre Tech Vidros e Espelhos
  • Arquitetos Responsáveis: Larissa Burke
  • Equipe De Projeto: Francisco Talocchi, Isabella Rosa
  • Clientes: La Casserole, Facundo Guerra, Diageo
  • Engenharia: Richter Buelau (Thiago Ritcher, Andre Buelau, Gabriela Duque, Fernando Venturole)
  • Light Designer: Aya Studio
  • Consultores: Verre Tech vidros e espelhos
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do bar Infini transformou o salão de eventos do tradicional restaurante do Largo do Arouche, La Casserole, durante uma obra que durou 30 dias. A intervenção criou, por meio de uso de materiais e da configuração espacial, um diálogo com a arquitetura de bares estilo speakeasy, com a entrada secretas nos fundos do restaurante e ao número limitado de lugares. O projeto preserva os antigos vitrais que fazem a divisão entre o salão e o restaurante, mantendo-os como o ponto focal da área mais importante do novo espaço: o bar. 

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Manuel Sá
Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Imagem 11 de 22
Planta - Térreo
Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

Os elementos e os materiais do projeto foram escolhidos pra remeter ao contraponto do clássico e contemporâneo. Interpretar a ambiência dos antigos halls parisienses foi o conceito que norteou a escolha de revestir a parede lateral e o teto com espelhos em formato de losango. Já o contemporâneo foi trazido pelo contorno de iluminação em Led em torno dos espelhos. O projeto de iluminação desenvolvido pelo estúdio Aya conta com uma programação automatizada e uma perspectiva orgânica, cujas cores pulsam em harmonia com o espaço, reforçando o conceito contemporâneo do bar.

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Imagem 13 de 22
Corte

Para a replicar o conceito e transpô-lo ao infinito, as outras paredes foram revestidas com espelho e os vitrais já existentes ficam expostos a uma contraluz, sendo o elemento mais clássico do ambiente. Para as mesas e o balcão do bar, foi escolhida a pedra exótica de mármore Black Titanium com texturas em preto, branco e ocre que remete aos antigos embasamentos de fachadas clássicas dos prédios da região do centro de São Paulo.

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Manuel Sá

O projeto é definido por um número enxuto de operações: 1. Balcão do bar com 4 metros de comprimento, disposto no fundo do salão, que abriga as funções essenciais: estação de barman e saídas dos drinks. Já a parede do fundo recebe o expositor com um desenho para receber 50 garrafas, além de dar suporte para parte das funções operacionais como controle da iluminação, caixa e espaço para armazenagem das taças.

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Manuel Sá

2. Mobiliário disposto de forma orgânica para o fluxo do atendimento e de forma a deixar as pessoas mais próximas e integradas, como funciona nos speakeasy. Além do diálogo das qualidades materiais e espaciais associadas ao restaurante, a intervenção buscou alinhar e trazer versatilidade para a dinâmica do uso do espaço. O mobiliário foi pensado visando a reversão de layout, atendendo aos diversos tipos de usos que o espaço possa ter e que seja de fácil manutenção.

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Cerca
© Manuel Sá

Com um curto espaço de tempo entre projeto e implantação (37 dias totais) a definição de frentes separadas em cada equipe técnica passou a ser o ponto fundamental para viabilização do cronograma. Elaboramos através de alinhamento com engenharia, light designers e empresa de espelhos uma forma de execução independente das frentes e as etapas seriam sequenciais para todos trabalharem a princípio separado e depois finalizarmos no local. Primeiro a construtora ficou responsável pela parte civil de implantação de hidráulica, novo piso para bar, elétrica para receber a demanda da iluminação dos leds e parede de drywall que seria o reforço em conjunto com forro para dar suporte aos espelhos.

Em paralelo equipamentos de bar, desenho de mobiliário com tapeçaria e serralheria, marcenaria, pedras para os tampos e mesas e produção do suporte dos leds também estava em produção. No final da obra a montagem se deu através da sequência: instalação de mdf para melhor aderência do espelho em formato losango, instalação dos suportes de led nas laterais dos losangos em mdf, passagem dos LEDs, fechamento em acrílico difusor para leds e colagem dos espelhos. O mobiliário e equipamento de bar entrou por último no espaço após todos espelhos das paredes e teto receber teste de resistência e segurança.

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Manuel Sá

O desafio de projetar um espaço que atendesse expectativas de custo, tempo de entrega e a atmosfera desejada, fez com que todo o mobiliário do bar fosse criado com desenho original do Futura Estúdio. As cores foram escolhidas a partir de uma cartela sóbria e clássica, que combinou veludo para os encostos e o couro para os assentos, trazendo a sensação de conforto e uma presença mais alegre para conjunto independe do uso das cores e elementos da luz que é predominante no espaço.

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO - Janela
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Largo do Arouche, 346 - República, São Paulo - SP, 01219, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO" 18 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949482/bar-inifini-futura-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.