Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de InterioresClínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, CorrimãoClínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, JanelaClínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, CozinhaClínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Mais Imagens+ 29

  • Cliente: PCV&ITL Dental Clinic
  • Colaborador: André Santos Silva
  • Tipo: commission
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando abordados pelos clientes, foi-nos pedido que criássemos um espaço impactante, que criasse emoção, mas que fosse neutro o suficiente para não se sobrepor. Um local no qual o utilizador sentisse que tinha entrado numa outra realidade, mas que ao mesmo tempo o fizesse sentir-se em casa.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG
Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Imagem 31 de 34
Planta
Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Um dos elementos mais caracterizadores deste espaço é a sua relação com a realidade exterior. Ladeado por uma rua movimentada a nascente e uma área residencial, bastante mais tranquila, a poente.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Banheiro, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

A primeira decisão a tomar foi a de para qual dos alçados deveríamos voltar os gabinetes médicos, tínhamos a consciência de que nenhuma das opções seria a ideal em termos de orientação solar. Optamos por colocar os gabinetes encostados ao alçado posterior, a poente, por perceber que estaria menos exposto à luz direta, além da mais-valia de ficarem voltados para a zona residencial, naturalmente mais tranquila e menos ruidosa.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Ainda assim, e para auxiliar na possível entrada de sol direto, previmos a aplicação de cabos de aço nos canteiros pré-existentes localizados em ambos os alçados, e de elementos vegetais trepadeiros, que com o tempo criarão uma barreira vegetal que não só ajudará na resolução da entrada de sol direto, como criará uma sensação de maior confortovisual.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Ao colocar os gabinetes a Poente e uma serie de funções importante nos limites do espaço, regularizamos o espaço de receção, criando um primeiro momento que recebe o paciente.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fernando Guerra | FG+SG

Pareceu-nos primordial que no momento de entrada no espaço, o paciente o sentisse como um todo. Assim, em vez de desenharmos as restantes funções como receção, sala de esterilização, e copa de forma a seccionar o espaço, repartindo-o, o que nos iria fazer perder esta sensação de amplitude visual, desenhamo-los como se de caixas se tratassem. Elementos que parecem poder ser deslocadas de um sitio para o outro, parecendo que foram elementos colocados no local posteriormente, como volumes independentes.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Com este pequeno truque conseguimos garantir a fluidez visual e luminica de todo o espaço, garantindo no entanto as hierarquias de circulação necessárias, ainda que percecionadas de forma inconsciente.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Para reforçar a privacidade dos funcionários foram colocadas uma serie de arbustos entre as caixas. Desta forma conseguimos um corredor técnico perfeitamente diluído no espaço, usando apenas a perspetiva e hierarquização de funções.

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Na sala de espera, e de forma a quebrar a rigidez do uso do branco e atribuir a todo o espaço uma sensação de conforto, desenhamos sofás que acompanham a organicidade das caixas

Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Dentária PCV & ITL / Paulo Merlini arquitetos" 17 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949461/clinica-dentaria-pcv-and-itl-paulo-merlini-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.