Centro Nacional de Biodiversidade em Leiden / Neutelings Riedijk Architecten

Centro Nacional de Biodiversidade em Leiden / Neutelings Riedijk Architecten

© Scagliola Brakkee Fotografie© Scagliola Brakkee Fotografie© Scagliola Brakkee Fotografie© Scagliola Brakkee Fotografie+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Scagliola Brakkee Fotografie
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Fastmount®, Harry van Interieurbouw, Hibex Groningen
  • Equipe De Projeto:Michiel Riedijk, Willem Jan Neutelings, Frank Beelen, Kenny Tang, Guillem Colomer Fontanet, Jolien Van Bever, Inés Escauriaza Otazua, Marie Brabcová, Cynthia Deckers
  • Clientes:Naturalis Biodiversity Center
  • Engenharia:ABT BV Ingenieursbureau / Aronsohn Raadgevende Ingenieurs / Huisman en van Muijen / DGMR Raadgevende Ingenieurs
  • Interiores:Hollandse Nieuwe
  • Urbanismo:Studio Hartzema
  • Paisagismo:H+N+S, Amersfoort
  • Quantitativos:IGG / Bointon de Groot
  • Colaboradores:Iris van Herpen, Studio Tord Boontje
  • Cidade:Leiden
Mais informaçõesMenos informações
© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

Descrição enviada pela equipe de projeto. Naturalis, ou Centro Nacional de Biodiversidade, é um projeto de reforma e ampliação desenvolvido pela eutelings Riedijk Architects em colaboração com a estilista holandesa Iris van Herpen.

© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

Naturalis é um instituto de pesquisa fundado em 1820 na cidade de Leiden, pelo então Rei da Holanda, Willem I. Focado em estudos sobre a biodiversidade, o instituto nacional de pesquisa cresceu exponencialmente ao longo da última década, revelando à urgente necessidade por uma sede maior e mais moderna. Recebendo mais de 400.000 visitantes todos os anos e com mais de 42 milhões de objetos em sua crescente coleção, o Naturalis precisava crescer. Além de novos espaços expositivos e áreas dedicadas à manutenção e conservação do acervo, o novo edifício abriga também uma série de laboratórios onde mais de duzentos pesquisadores trabalham diariamente em busca de soluções para os principais desafios da atualidade: mudanças climáticas, declínio da biodiversidade no planeta, abastecimento de alimentos e qualidade da água. Projetada pela Neutelings Riedijk Architects, a nova sede do Naturalis em Leiden oferece uma nova oportunidade para aproximar a instituição de um público cada dia mais consciente e engajado para com a salvaguarda da biodiversidade do nosso planeta.

© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

A nova sede do Naturalis é, na realidade, um conjunto sustentável de edifícios novos e estruturas existentes. Um amplo e generoso átrio central dá as boas vindas aos visitantes, organizando e conectando os diversos programas que compõe a estrutura operacional do instituto: escritórios administrativos, áreas de armazenamento e manutenção do acervo, um museu e os recém construídos laboratórios de pesquisa. Formalmente, a estrutura do átrio se revela através de uma envoltória de concreto composta por uma série de aberturas em padrões geométricos. Tais aberturas permitem que todo o espaço de encontro e convívio do instituto seja banhado por uma luz natural difusa e abundante, ressaltando a monumentalidade do espaço.

© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

A partir do hall de acesso, funcionários e visitantes encontram no térreo as principais funções públicas do edifício como o restaurante, a loja de souvenires e os espaços expositivos, onde os transeuntes podem observar a equipe trabalhando sobre as carcaças das últimas baleias encontradas encalhadas na praia. Os visitantes são guiados por uma grande escadaria até as principais salas de exposições. Lá em cima, eles se encontram com Trix, o esqueleto de um Tiranossauro Rex de sessenta e seis milhões de anos.

© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

Exteriormente, as galerias se apresentam como uma sobreposição de volumes revestidos em blocos de pedra natural em tons de terracota, simulando a estrutura geológica do solo. Faixas de travertino com seus cristais naturais foram então intercaladas, ressaltando a sensação de estratificação ou justaposição e volumes e texturas. Para completar a composição destes volumes, foram adicionadas camadas de concreto branco em alto relevo, as quais foram especialmente desenhadas pela famosa estilista holandesa Iris van Herpen. Convidada pelos arquitetos da Neutelings Riedijk e inspirada pelas formas naturais encontradas no acervo do museu, a estilista criou um total de 263 variações de estampas em concreto que na verdade, parassem ter sido impressas em seda.

© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

O designer holandês Tord Boontje foi o responsável pela criação dos quase 100 painéis que animam os espaços interiores do museu, construindo uma narrativa visual que mescla fotografia e desenho à mão para revelar as maravilhas da natureza. No total, o projeto do Centro Nacional de Biodiversidade cobre uma área de aproximadamente 38.000 m2, uma ampliação de cerca de 20.000 m2.

© Scagliola Brakkee Fotografie
© Scagliola Brakkee Fotografie

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Darwinweg 2, 2333 CR Leiden, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Nacional de Biodiversidade em Leiden / Neutelings Riedijk Architecten" [Naturalis Biodiversity Center Leiden / Neutelings Riedijk Architects] 15 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949307/centro-nacional-de-biodiversidade-em-leiden-neutelings-riedijk-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.