Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 2 de 24Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 3 de 24Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 4 de 24Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 5 de 24Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Mais Imagens+ 19

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 9 de 24
© Hoang Thuc Hao

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no sudeste de Hoi An - um destino turístico no meio do Vietnã com bairros históricos e um litoral de tirar o fôlego, Cam Thanh é conhecida por suas florestas de mangue, rios entrecruzados, florestas de coqueiros e pequenas vilas. Apesar de ter um grande potencial turístico devido à natureza diversificada e ao comércio de artesanato local, Cam Thanh continua sendo uma área pobre com baixo padrão de vida.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 7 de 24
© Hoang Thuc Hao

A falta de conexão entre Cam Thanh e o centro histórico, que atrai turistas nacionais e estrangeiros, dificulta a promoção do turismo e a economia local. A região também foi afetada pelas consequências das mudanças climáticas, com ondas de calor, tufões e o aumento do nível do mar. Tais medidas levaram a criação de uma plataforma física, que atua como um centro comunitário. O espaço promove a conexão entre o local e os diferentes grupos sociais, científicos e econômicos interessados em fortalecer a conexão com Cam Thanh, criando mais oportunidades turísticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 22 de 24
Axonométrica

O Centro Comunitário de Cam Thanh foi projetado para atender a esses requisitos. O espaço, localizado no núcleo da comuna, inclui 3 edifícios que fornecem um fluxo contínuo. Ao utilizar divisórias flexíveis, o espaço pode ser modificado, de forma a se adaptar a diferentes funções: reuniões, exposições, eventos, biblioteca, cursos de formação e refeitório.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 19 de 24
© Hoang Thuc Hao

As quadras abertas lembram as antigas casas dos bairros de Hoi An, que utilizam ventilação por convecção. O complexo dispõe ainda de um parque infantil, horta de vegetais orgânicos,  jardins e campo desportivos. A expectativa é que o Centro Comunitárias de Cam Thanh se torne um local de compartilhamento, um centro experimental de agricultura orgânica e uma parada ideal para os turistas no futuro.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 3 de 24
© Hoang Thuc Hao

A estrutura é simples e faz o uso eficiente de recursos e materiais locais. Videiras penduradas no jardim em composição com as coberturas de folhas de coqueiro, podem reduzir drasticamente a radiação solar, além de criar sombra. Colunas de madeira robustas e quadros de bambu sustentam a grande cobertura inclinada, coletando água da chuva para reutilização na irrigação e nas atividades diárias. As paredes circundantes, feitas de tijolo de adobe de camada dupla, criam almofadas de ar e isolamento. Essa estrutura também auxilia o edifício a resistir a fortes tempestades de vento.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 2 de 24
© Hoang Thuc Hao

Inspirada nos pátios tradicionais das casas antigas com jardins de areca e vinhas características da área rural, o Centro Comunitário Cam Thanh - a personificação da cultura Hoi An - cria a sinfonia perfeita de sombras e vazios. O espaço é o primeiro da região e, esperamos, que o exemplo de sucesso possa ser replicado para diferentes áreas, moldando gradualmente a identidade arquitetônica de novas áreas de desenvolvimento em Hoi An.

Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects - Imagem 4 de 24
© Hoang Thuc Hao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:tp. Hội An, Quảng Nam, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Cam Thanh / 1+1>2 Architects" [Cam Thanh Community House / 1+1>2 Architects] 13 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949278/centro-comunitario-cam-thanh-1-plus-1-2-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.