Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete

Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 2 de 27Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 3 de 27Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 4 de 27Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 5 de 27Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Mais Imagens+ 22

Chandigarh, Índia
  • Arquitetos: Studio Ardete
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  134
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3M, Asian Paints, Kitply, Osram, Simpolo, Turakhias Natural veneer
  • Arquitetos Responsáveis: Badrinath Kaleru, Prerna Kaleru
  • Equipe De Projeto: Nisha Singh Sarao, Palak Puri
  • Cliente: Bansal Ply Chandigarh
  • Projeto Luminotécnico E Elétrico: The Luminars
  • Cidade: Chandigarh
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 2 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio do projeto foi lançado ao tirarmos partido de um bloco linear existente de 71' por 18', localizado no complexo de mercados da cidade modernista de Chandigarh. A SHOP NO. 851 passa a ser a voz que ressalta o produto vendido pelo lojista, que lida com laminados e compensados, e conta a história da tradicional relação entre o artesão e a madeira. O resultado é uma composição instantaneamente poética: uma “matriz espacial”, através de fitas evocativas de madeira, que se torcem e giram dentro do espaço, quase como se tivessem autonomia.

Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 3 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj
Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 23 de 27
Ilustração
Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 17 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj

Com o passar do tempo e os novos materiais de engenharia, o diálogo entre o carpinteiro e o produto foi reduzido. A instalação é uma consequência dessa preocupação, uma fita elementar que pode ser o assunto de uma conversa enquanto é um facilitador da mesma.

Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 5 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj

A fluidez do projeto, de uma única sala, fomenta o papel primordial e funcional na forma como estas poéticas fitas de madeira se transformam em estantes de exposição, espaços de estar, áreas de reunião, entre outros. Essa “paisagem artística” foi feita com uma leve folha de carvalho e unida por barras de metal pretas. A falta de barreiras do projeto se manifesta em sua capacidade de confundir os limites entre o estático, o móvel e a arte, dentro e fora desses componentes do espaço construído.

Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 11 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj

As fitas foram fabricadas digitalmente com a ajuda de uma configuração no Grasshopper, uma ferramenta de design computacional, que levou à formulação de fitas de compensado de geometrias duplamente curvas que se interligam em intervalos de 6 polegadas. Essa “estrutura tipo waffle” foi então montada com o uso de nervuras de compensado de 19 mm, Flexi-ply de 3mm e lâminas de papel de 1,5mm - cada uma cortada e manuseada pelos carpinteiros. Os artesãos ainda executaram o corte in loco, em um arranjo unidirecional. Enquanto a tecnologia formulava o desenvolvimento da composição, os carpinteiros se apropriavam da criação com sua experiência.

Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 4 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj
Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 20 de 27
Planta
Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 15 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj

A loja se torna um ambiente adequado para o diálogo entre o carpinteiro, o usuário final e o varejista, aprofundando o engajamento social. Como a carpintaria de madeira compensada encontra sua espiral entrópica, a SHOP NO. 851 espera criar uma oportunidade para repensar a criação das curvas tradicionais, como uma fonte inesgotável de inspiração para a próxima geração de carpinteiros.

Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete - Imagem 16 de 27
© Purnesh Dev Nikhanj

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chandigarh, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja SHOP NO. 851 / Studio Ardete" [SHOP NO. 851 / Studio Ardete] 06 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948787/loja-shop-no-851-studio-ardete> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.