Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 2 de 16Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 3 de 16Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 4 de 16Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 5 de 16Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Mais Imagens+ 11

Kiaracondong, Indonésia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  191
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:KIE
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Conwood, Panasonic
  • Arquiteto Responsável: Yanuar Pratama Firdaus
  • Equipe De Projeto: Gea Sentanu, Rio Bravo, Azzahra Dartaman , Auliya Putri, Agung Kurnia, Bayu Herdiadi
  • Construção: ASEPDEV
  • Identidade Visual E Design Gráfico: Monoponik
  • Filme Documentário: Qrimson
  • Instalação De Realidade Aumentada: Assemblr
  • Cidade: Kiaracondong
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 2 de 16
© KIE

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um relato de um processo histórico muito precioso que evolui para configurar uma estrutura. Vivendo na Indonésia, onde a terra é abundante em cultura e riqueza, é possível encontrar muitos artefatos fascinantes de nossos antepassados.

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 5 de 16
© KIE

Tudo começou com um projeto de reforma para a casa da avó, quando foi encontrada, durante a demolição, a estrutura de treliças de madeira do telhado em bom estado. Depois foi descoberto que esta madeira era extraordinária, tendo sido preservada na zona rural de Ciamis antes de ser levada à cidade de Bandungue, muito tempo atrás.

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 6 de 16
© KIE
Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 15 de 16
Corte B
Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 3 de 16
© KIE

A espécie é a Albizia moluccana, notável por ser uma árvore de crescimento rápido e econômico. O seu potencial dificilmente é aproveitado por causa de sua baixa qualidade estrutural. No entanto, existe uma técnica há muito tempo praticada por agricultores locais em Ciamis, Java Ocidental, na qual a madeira é enterrada sob os campos de arroz após a época da colheita. Esta compactação aumenta significativamente a qualidade da madeira que pode durar de 30 até 45 anos.

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 7 de 16
© KIE

Este processo conhecido como mumificação da madeira consiste em muito mais do que preencher as cavidades da madeira para torná-la mais resistente, há uma poética enraizada, uma história de dois elementos da terra que se fortalecem mutuamente, formando uma unidade.

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 9 de 16
© KIE
Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 13 de 16
Planta - Segundo Pavimento

O projeto dá destaque para as treliças de madeira do telhado da construção pré-existente, ao mesmo tempo preservando e ampliando a estrutura e a espacialidade. A intervenção de ampliação exigiu muito planejamento para transformar a construção antiga em uma nova estrutura. Outros elementos não-estruturais em madeira de Albizzia também foram inseridos, por exemplo, no forro e na sala de leitura, introduzindo assim este tesouro local também nos interiores.

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 4 de 16
© KIE

O projeto da Casa Albizzia pode ser visualizado no aplicativo de realidade aumentada Assemblr (disponível na App Store e no Google Play). Também será exibido em breve em toda a Indonésia um teaser do filme documentário "Terkubur Menjadi Terstruktur: A Tale of Timber Mummification Process From Ciamis" (um relato do processo de mumificação de madeira em Ciamis).

Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture - Imagem 8 de 16
© KIE

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Albizzia / Aaksen Responsible Aarchitecture" [Albizzia House / Aaksen Responsible Aarchitecture] 04 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948702/casa-albizzia-aaksen-responsible-aarchitecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.