Paisagismo Restaurante Origem 75 / Alexandre Furcolin Paisagismo

Paisagismo Restaurante Origem 75 / Alexandre Furcolin Paisagismo

© Evelyn Muller© Evelyn Muller© Evelyn Muller© Evelyn Muller+ 22

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo Fotografias:  Evelyn Muller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Braston, Alloy, AutoDesk, Green House
  • Arquitetas Responsáveis:Marina Gwyther, Paula Pereira
  • Equipe De Projeto:Marina Gwyther, Paula Pereira, André Furcolin, Davi Alvim, Marina Pini, Cris Penha, Danilo Cipola
  • Cliente:Restaurante Origem 75
  • Cidade:Vinhedo
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Evelyn Muller
© Evelyn Muller

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Restaurante Origem 75, se apresentou como desafio que se entrelaça com as premissas do escritório. A crença de que o desenho de jardins produtivos e naturais, fazem parte do sonho de reconexão com a natureza, levou o cliente até o escritório e enuncia o projeto. A busca por novas perspectivas que renovam o olhar, através de detalhes que acolhem, sentidos que despertam e da experiência da conexão consciente, norteiam o novo empreendimento gastronômico. Diversas perspectivas moldaram o projeto, trazendo ciências combinadas entre arquitetura, sustentabilidade, botânica e agronomia. Dessa forma, foi possível criar múltiplos ambientes dentro de uma malha controlada. Espaços que acontecem, tanto na formalidade do conjunto de mobiliários propostos, quanto nas nuances que a proposta cria entre a forma e função, entre o aberto e o fechado, entre a expansão e o controle.

© Evelyn Muller
© Evelyn Muller
Axonométrica
Axonométrica
© Evelyn Muller
© Evelyn Muller

A malha metálica é desconstruída, entretanto é a marca do constructo no espaço, que forma uma cobertura que anuncia o restaurante para usuário. Encontra-se grande variabilidade de sensações ao percorrê-la, proporcionadas entre outras coisas, pelo movimento criado entre os módulos cobertos e os vazados. Além disso, o eixo central de acesso é marcado por um forro de fibra natural, que guia o usuário pelo caminho direto até o coração do restaurante. Os pisos foram desconstruídos em outra lógica, aumentando dinâmica do espaço, são uma composição de decks de madeira, pisos de pedra, e jardins que abraçam cada micro espaço criado. O restaurante produz plantas, alimentos e boa gastronomia em um espaço representativo, onde a equipe e os usuários vivenciam o crescimento e as mutações sazonais das espécies, onde diversos ciclos de vida se fazem presentes. O que incentiva cada indivíduo a entender e sentir a natureza, à sua maneira. Ainda que toda a arquitetura externa e paisagismo tenham sido desenhados na prancheta de Alexandre Furcolin, a tecnologia acompanha o projeto. Desenvolvido em BIM, com apoio de drones e realidade virtual, este projeto faz parte de uma ampla pesquisa pioneira no desenvolvimento de BIM para paisagismo no Brasil. Seu desenvolvimento, execução e resultado, mostraram que a inovação, quando associada à busca das origens, se mostra como grande potencial para conexão consciente, proposta do restaurante.

© Evelyn Muller
© Evelyn Muller
Planta
Planta
© Evelyn Muller
© Evelyn Muller

Extrapolar os limites das diferentes disciplinas para encontrar as melhores soluções faz parte da rotina. Portanto, foram reunidas diversas perspectivas de design e botânica para fortalecer ideias e resultados neste projeto, uma abordagem que deu origem a um novo ecossistema para o restaurante, que acompanha o processo desde o plantio e colheita dos temperos, passa pelos chefs e chega a usuário como uma experiência completa. Percebe-se que a arquitetura da paisagem é uma resposta à necessidade humana de se reconectar e o projeto respeita o lugar, sua história, cultura e ecologia. Buscando conciliar o uso humano dos espaços com as qualidades naturais que a terra oferece. Esse processo estabelece uma visão poderosa para criar lugares únicos que nos façam viver, entender e sentir. O projeto do Restaurante Origem 75 é síntese da busca por respeito, consciência, qualidade, aconchego e sabor.

© Evelyn Muller
© Evelyn Muller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vinhedo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Paisagismo Restaurante Origem 75 / Alexandre Furcolin Paisagismo" 29 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948667/paisagismo-restaurante-origem-75-alexandre-furcolin-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.