Andar43: No topo do Mirante do Vale, uma sala de escritório quer se transformar. Em quê? Inscrições abertas

O monstro que comia sementes.

Uma sala encara a metrópole. O volume é amplo, totalmente vazio, como uma folha branca. Bem-vindos ao Andar 43, o penúltimo andar do maior edifício de São Paulo, o Mirante do Vale. O que vai conseguir brotar daqui, nas alturas?
Aberto a arquitetos, cenógrafos, ilustradores e sonhadores, este manifesto é para quem gosta de construir castelinhos de areia nos oceanos de concreto. Os convidamos a idealizar um espaço híbrido, modular, lugar de trabalho, espaço social e refúgio poético.

Tipo de propostas: produções gráficas (desenhos, colagens, pinturas), produções arquitetônicas (imagens 3D, imagens de maquetes) recebemos também textos, vídeos, testemunhas, entre outras formas em que seja possível visualizar a proposta.

Envio das propostas até dia 16 de outubro de 2020
Prêmio atribuído pelo júri: 1.500 reais para vencedor, 1.000 para o segundo lugar.
Divulgação: Além da divulgação nas redes sociais, os melhores trabalhos serão reunidos e expostos no próprio Andar 43.
Curadoria do @Andar43: @CharlyOsbourne ;
Divulgadores do Edital: Base-colaborativa & Archdaily

Manifesto | - Ervas daninhas

Um monstro de concreto fecha o Vale de Anhangabaú, já o repararam? Inaugurado em 1966, o Mirante do Vale é o prédio mais alto de São Paulo, mas poucos sabem disso. Considerado por muitos como “feio”, “anti-cartão postal”, esse edifício brutalista tem paradoxalmente “a cara” de São Paulo, cujo poder se vê na verticalidade, cuja legenda celebra a eficiência e o trabalho. Concebido por um engenheiro, o prédio foi uma verdadeira ”monocultura de escritórios”; 50 andares quase uniformes, corredores monótonos e 1.000 salas comerciais. No início, eram todas iguais. E agora?

No andar 43 chega muita luz, e muito ar. O que pode brotar naquele microclima?
Será que não seria possível fugir um instante das estufas comerciais e tentar propiciar outra atmosfera?

No andar 43 temos fés nas ervas daninhas. Robustas, elas não procuram terrenos fáceis. Inventivas, lidam com os imprevistos. Obstinadas, tentam se fabricar num mundo habitável, abrindo o caminho para outras plantas. Cada organismo tem o poder de fazer mudar o mundo dos outros. Em alemão, "construir" tem a mesma raiz que "morar" e que "cultivar". Em vez de idealizar um projeto já pronto, preferimos plantar sementes e deixar crescer.

Sendo assim, abrimos a discussão. Nos interessam suas reflexões, seus rascunhos, feitos à mão, pintados, colados, entre outras formas de expressão gráfica. Vamos olhar com curiosidade suas maquetes, seus projetos 3D. Nos interessam também seus textos, comentários, utopias. Nos interessa ver os caminhos múltiplos de seus pensamentos.
Assim, como equilibristas, queremos transformar sem negar, propor sem se opor, cuidar sem se apropriar. Vamos fugir dos planos de negócios, esquecer de coisas bonitas e de coisas úteis. Deixar um espaço para o imprevisto, para o ambíguo. Fazer com que surjam novas possibilidades.

Que esta sala vazia seja sua folha branca, seu espaço de projeção. Possibilitar tudo, não esperar nada, seus projetos já são ruínas, vivendo em nossas imaginações. Otimistas melancólicos, seguimos alimentando a cidade com nossos sonhos, e nos deixar engolir pelo Mirante, nosso querido monstro.

Júri

  • Paula Monroy
  • André Scarpa
  • Michelle Jean de Castro
  • Igor Spanger 
  • Charly Andral

No PDF do edital mais informações sobre o contexto, os temas explorados, o júri e a premiação.
Na pagina instagram @andar43.sp, umas fotos.

Contato

Pelo email indicado no PDF ou pelo Instagram do @andar43.sp

Baixe as informações relacionadas ao concurso aqui.

  • Título

    Andar43: No topo do Mirante do Vale, uma sala de escritório quer se transformar. Em quê? Inscrições abertas
  • Tipo

    Divulgação de concursos (ideias)
  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    16 de Outubro de 2020 11:30 PM
  • Prazo para envio

    16 de Outubro de 2020 11:30 PM
  • Onde

    Edificio Mirante do Vale - Centro Historico - São Paulo
  • Preço

    Grátis
  • Restrições geográficas (restrições por país)

    Argentina, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Andar43: No topo do Mirante do Vale, uma sala de escritório quer se transformar. Em quê? Inscrições abertas" 24 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948362/andar43-no-topo-do-mirante-do-vale-uma-sala-de-escritorio-quer-se-transformar-em-que-inscricoes-abertas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.