Apartamento Promenade / Pedro Haruf

Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaApartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Prateleira, VigaApartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Madeira, Iluminação, Viga, DormitórioApartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Banheiro, BancadaApartamento Promenade / Pedro Haruf - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Pedro Haruf
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  42
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dentro Fotografia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Moraes Madeiras, América Móveis, Andre Ferre Atelier, Atlas Concorde, Deca, Espaço 670, Estudio dentro, Franke, Goranje, Helio Marmorite, Maderlac Marcenaria, Marmoraria Artesanato, Pedro Haruf Design, Pé Palito, Roberto Serralheria Sem, Sollos, Tapeçaria Marcelo, Trimble Navigation, Uniflex Persianas, iluminar
  • Arquiteto Responsável: Pedro Haruf
  • Engenharia: Felipe Mascarenhas
  • Paisagismo: Felipe Fontes
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Prateleira
© Dentro Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto do apartamento Promenade é uma transformação de um apartamento standard de apart-hotel em um refúgio urbano com personalidade. A área relativamente pequena do apartamento - 42 metros quadrados, divididos em quarto, sala, banheiro e varanda - e a impossibilidade de remoção de paredes (devido ao método construtivo do edifício) limitaram as possibilidades de intervenção. Para conseguirmos uma profunda transformação do espaço mesmo diante desses obstáculos, optamos por substituir todos materiais de acabamento, como no caso do piso em granilite que agora reveste a totalidade do imóvel. Além disso, o espaço da sala foi reorganizado para uma maior integração dos usos e o layout do quarto foi inteiramente refeito.

Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Dentro Fotografia

Na sala, havia uma bancada no meio do cômodo que servia para isolar a área destinada à cozinha. Ela foi substituída por outra, mais próxima à parede, desobstruindo a passagem e criando uma área mais aberta e capaz de atender a diversas novas funções - se necessário, ela agora pode servir como escritório ou sala de leitura, por exemplo.

Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Pia, Bancada
© Dentro Fotografia
Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Imagem 17 de 17
Planta
Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Dentro Fotografia

Um fator preponderante para essa flexibilização dos usos foi a redução da área reservada para a cozinha. Isso foi obtido com uma cuidadosa otimização do layout, a substituição dos armários, feitos sob medida, e a escolha por eletrodomésticos mais discretos e compactos - a geladeira, por exemplo, é de um modelo especial que permite que o equipamento fique embutido na marcenaria. O resultado é uma cozinha que, além de não ocupar muito espaço, é discreta e não interfere na natureza convidativa da sala.

Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada
© Dentro Fotografia

A preocupação com o aconchego também se reflete no uso do lambri como acabamento em quase todo o apartamento. As réguas de madeira possuem uma largura de 3,5 centímetros - exatamente a mesma medida das luminárias em perfil escolhidas para este projeto. Com isso, elas puderam ser instaladas em intervalos regulares nos painéis de madeira, cada uma ocupando o espaço de uma régua e encaixando-se perfeitamente neste elemento.

Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Dentro Fotografia

O mobiliário escolhido busca um equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo. O tema comum que une todas as peças é o fato de que todas são assinadas por grandes designers brasileiros e representam de alguma forma a produção nacional. A seleção também levou em conta a preocupação com o conforto.

Apartamento Promenade / Pedro Haruf - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Dentro Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Paraiba 1287, Savassi, Belo Horizonte, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Promenade / Pedro Haruf" 21 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948118/apartamento-promenade-pedro-haruf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.