Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, PátioVilla Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Viga, Terraço, PátioVilla Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, FachadaVilla Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaVilla Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 15

Florianópolis, Brasil
  • Equipe De Projeto: Guilherme Garcia, Rudiana Mendes
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior
© A CASAA

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um conjunto de casa com uma composição da década de 1980 passou por uma revitalização que transformaram os espaços. Ficaram mais atuais, respeitando seu passado e integrando-se à bela paisagem de Governador Celso Ramos. Dessa maneira, alguns elementos originais ainda restaram, como uns poucos degraus que marcavam os vários desníveis. Foi esse o ponto de partida para a reforma das áreas internas da casa principal. “Nós nivelamos todos os ambientes das áreas sociais e também retiramos uma escada que levava para os quartos, que ficava onde está o sofá hoje”, detalha Taís Bonetti. O projeto pontua diversas referencias naturais e exalta materiais autênticos em uma atmosfera despojada e elegante. Um dos banheiros, por exemplo, recebeu pedra rústica e teto em cobertura em vidro, para o sol entrar à vontade. O piso em deck de madeira maciça, a bancada e nicho em basalto cinza e o móvel em freijó clareado ressaltam esse clima, dentro de uma proposta contemporânea que é versátil, aconchegante e funcional.

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Mariana Boro

Nos quartos as cabeceiras das camas repetem o uso do freijó clareado e ripado, servindo também de apoio para quadros. As vigas de madeira maciça, acima da cama, eram originalmente em madeira escura, e não harmonizavam com a proposta de projeto desejada pelo cliente. Depois de testes de pintura, chegou-se a um tom de pátina cinza, que foi aplicado em toda a estrutura de madeira maciça existente, deixando a casa com maior sensação de leveza

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mariana Boro
Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Imagem 18 de 20
Plantas
Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mariana Boro

A sala Sabbia, revela uma pouco da originalidade da casa. A ideia inicial foi nivelar ao máximo todos os espaços, retirando também uma escada para os quartos – que ficava onde hoje é o sofá. O modelo escolhido aliás, tem uma sarja no tecido e na capa para transmitir o ar despojado que um lar à beira mar pede. O estar é composto por sofá e chaise com a mesma sarja, criando uma unidade visual coerente. A mesa redonda Água, de Domingos Tótora, e as cerâmicas de Guilherme Wentz reforçam a vibe natural que desde o início foi trazida para a composição.

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Fachada
© A CASAA

Neste projeto seguimos com o conceito de integração da cozinha com a sala e a natureza. Esta recebe luz adicional através de dois planos de vidro, atrás das bancadas. A cozinha traz junto uma churrasqueira a carvão que fica na bancada de trás, a pia e o cooktop na bancada da frente. Como complemento, ela vem equipada com uma cervejeira vertical.

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Viga, Terraço, Pátio
© Mariana Boro

Todo conceito partiu de uma composição paralela ao jantar, com uso de materiais bem leves e resistentes, como as bancadas de aço inox e o revestimento dos móveis em MDF areia da Guararapes. A mesa de jantar em freijó maciço se debruça na paisagem, mesclando-se de forma que parece estar dentro da água. Toda a esquadria se abre para que as pessoas se sintam em uma grande varanda à beira domar.

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Pátio
© A CASAA

O clima descontraído da casa de praia combina com materiais autênticos. O Box do banheiro é a prova disso, pois foi executado em pedra rústica com teto com cobertura de vidro–para o sol do verão entrar à vontade. O acesso se dá por duas portas de abrir em madeira freijó ripada, com uma bancada que exalta a leveza em suas proporções generosas.

Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados - Fotografia de Exterior, Fachada, Terraço, Jardim, Corrimão
© Mariana Boro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Sabbia / Marchetti Bonetti+ Arquitetos Associados" 25 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948110/villa-sabbia-marchetti-bonetti-plus-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.