Casa na Ajuda / extrastudio

Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, CorrimãoCasa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de InterioresCasa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, Janela, FachadaCasa na Ajuda  / extrastudio - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: extrastudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, DYRUP, GIRA, Hafele, JNF, Saint-Gobain, Viero, Vitrocsa
Mais informaçõesMenos informações
Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido no Bairro de Habitação Económica do Alto da Ajuda, construído no início dos anos 40 pelo Arquitecto Paulino Montez, a estratégia de intervenção deste projecto parte de uma questão base – como conciliar todas as restrições impostas sobre o lote com um novo programa, sem comprometer a imagem e princípios do plano original?

Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Fachada, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Sabendo à partida que se deveriam manter as características tipológicas e morfológicas, preservando as inclinações das empenas, mimetizando materiais e elementos há muito removidos, procurou-se abordar a ampliação como uma dilatação do volume.

Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, Sofá, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Confrontados com a inevitabilidade de demolir e reconstruir a moradia existente, ampliando-a, os nossos esforços concentraram-se no desempenho do espaço, como forma de compensar a sua pequena dimensão. Três condições diferentes são criadas, cada uma com a sua própria identidade; uma cave escava-se na rocha, o piso térreo organiza-se como um loft, livre à volta de um núcleo e o piso de quartos é compartimentado tirando partido das inclinações da cobertura, obtendo uma proporção única para cada espaço.

Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

Para tornar esta diversidade possível, são criados sistemas; uma janela hidráulica horizontal cortada no jardim ventila a cave introduzindo luz natural, a sua localização dá forma ao espaço, portadas interiores deslizam para dentro das paredes, portas invisíveis encerram a cozinha, o detalhe torna-se fundamental. Numa extensão das memórias espaciais do cliente, uma panóplia de materiais é criada para este pequeno universo familiar, Tadelakt, alumínio, betão afagado e madeira são utilizados para construir uma experiência táctil interior.

Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa na Ajuda  / extrastudio - Imagem 25 de 27
Corte
Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores
© Fernando Guerra | FG+SG

No exterior o acabamento polido é contrabalançado com reboco tirolês, ambos pigmentados, cada um com uma tonalidade indefinida: cinzento, que é azul, que é verde, contrabalançado com rosa que oscila entre o ro-xo, o azul e o cinzento, dando à casa um aspecto mutável. O jardim, relegado durante algum tempo para segundo plano torna-se o elemento fundamental. Numa reacção à obra, plantas, arbustos e árvores escolhem-se cientificamente para complementar a arquitectura. A construção torna-se um processo de criação, tudo é testado, alterado e experimentado, os vidros tornam-se pretos, perfuram-se portadas, inventam-se acabamentos.

Casa na Ajuda  / extrastudio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Ajuda / extrastudio" 21 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947945/casa-na-ajuda-extrastudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.