Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS

Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de InterioresCasa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de InterioresCasa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Mais Imagens+ 20

Thiruvananthapuram, Índia
  • Arquitetos: Srijit Srinivas - ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  153
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decowood, Kohler, Red Cotton by Geosam, Trojan, Tulip & Hybec
  • Arquiteto Responsável: Srijit Srinivas
  • Equipe De Projeto: Remya Raveendran, Sriya, Deepika
  • Clientes: Dr. Ruby Abraham & Adv. Raju A.J.
  • Coordenação De Obra: Robin D.
  • Texto: Jeevan George
  • Cidade: Thiruvananthapuram
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Prasanth Mohan, Running Studios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes, uma engenheira civil e diretora de uma importante faculdade de engenharia da cidade de Trivandrum, e seu marido advogado, nos contrataram com o desejo de construir uma segunda casa em um pequeno lote urbano de aproximadamente 120 metros quadrados. 

Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Interiores, Escada
© Prasanth Mohan, Running Studios
Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Imagem 25 de 25
Plantas
Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
© Prasanth Mohan, Running Studios

Implantada no coração de um denso bairro residencial de Trivandrum, a ideia central por trás do projeto era criar um edifício com identidade própria. Desta forma, a casa foi concebida como um cubo massivo que se impõe sobre a caótica paisagem urbana do entorno, respondendo diretamente às restrições físicas impostas pelo terreno. Ocupando praticamente toda a área de projeção do lote, o volume elevado da casa proporciona uma série de diferentes vistas para o bairro, criando ainda um espaço interior protegido. Interiormente, os espaços foram pensados como uma espécie de percurso, criando um espaço integrado e contínuo.

Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
© Prasanth Mohan, Running Studios

Somando-se a isso, o vazio criado sobre a sala de estar serve como elemento de conexão entre os diferentes ambientes de ambos pavimentos. Brises de tijolos vazados foram utilizados para promover a ventilação e iluminação natural do interior sem no entanto, abrir mão da privacidade. As luminárias da sala de jantar, suspensas em meio a este enorme espaço de pé direito duplo, parecem conversar com os elementos de composição da fachada, marcando uma transição suave entre o interior e o exterior. As paredes foram revestidas com acabamento em gesso e cimento, enquanto os guarda-corpos foram executados em perfis metálicos pintados de preto. Abaixo da escada—que circunda um pequeno jardim de inverno—encontra-se um recanto em forma de escritório, espaço utilizado pelos clientes para escrever.

Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Prasanth Mohan, Running Studios

O quarto principal, localizado nos fundos da casa, se abre para um pátio lateral confinado entre o volume da casa e o muro do terreno vizinho. De modo a favorecer a iluminação e ventilação natural da casa, o jardim encontra-se fechado apenas por uma dezena de vergalhões de ferro, uma solução de segurança bastante simples em comparação aos recursos intrusivos utilizados na maioria dos edifícios vizinhos. As áreas molhadas também contam com uma solução muito parecida, usufruindo de pequenos pátios paisagísticos protegidos. A sala de estar, embora localizada no primeiro pavimento, encontra-se intimamente conectada com os demais ambientes através do espaço de pé direito duplo que engloba também a escada. Além disso, o projeto prevê uma sala de TV na parte posterior do segundo pavimento, a qual poderá ser construída futuramente e contará com acesso direto ao terraço. O outro dormitório, de frente para a rua, também conta com acesso a um pequeno jardim e espaço de varada, os quais encontram-se protegidos pela fachada de tijolos vazados. Desta forma, além de preservar a intimidade dos moradores, cria-se um fantástico jogo de luzes e sombras que se transformam ao longo do dia.

Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Interiores
© Prasanth Mohan, Running Studios
Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Imagem 24 de 25
Cortes
Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Exterior, Fachada
© Prasanth Mohan, Running Studios

As paredes da casa foram acabadas em cimento liso e os forros em gesso pintado de branco. O piso cerâmico terracota foi utilizado para criar contraste e proporcionar uma maior sensação de calor e aconchego para o interior da casa. A fachada principal, por outro lado, é resolvida em uma mistura de brises cerâmicos, vidro e metal. Para o projeto de interiores escolhemos, adotamos o minimalismo, desenhando alguns itens de mobiliário e incorporando outros pré-fabricados. 

Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS - Fotografia de Exterior
© Prasanth Mohan, Running Studios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cubo de Ruby / Srijit Srinivas - ARCHITECTS" [Ruby’s Cube / Srijit Srinivas - ARCHITECTS] 18 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947647/casa-cubo-de-ruby-srijit-srinivas-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.