Ciclo de Conversatórios COMUNS

Estão abertas as inscrições para assistir os conversatorios do Comuns, laboratório virtual de arquitetura experimental e participativa, organizado por Marcella Arruda e Marina Frúgoli, em parceria com o centro cultural Marieta, de São Paulo (Brasil). O laboratório tem como objetivo estimular a troca de experiências e reflexões em tecnologias sociais, ecológicas e políticas de transformação dos territórios latino americanos. As iniciativas convidadas para os Conversatórios seguem lógicas que promovem o trabalho coletivo, colaborativo e experimental, ancoradas nos valores da ética do bem viver, da descolonização dos saberes e da preservação do bem comum.

Os ciclos de debates serão lançados com o Conversatorio de Abertura dia 17 de setembro as 19h [horário do Brasil], com integrantes dos projetos Vitruvius, Permasampa, A Casa de Jajja e as organizadoras do Comuns, e mediado por Paula Monroy. O encontro será gratuito, e disponibilizado na página do Facebook do Projeto Marieta.
Os seguintes Conversatórios acontecerão às quartas feiras das 19h as 21h30 de 23 de Setembro e 14 de Outubro de 2020. Para assistir ao conteúdo do ciclo de debates, o interessado deve se inscrever pelo site do Projeto Marieta até dia 21 de setembro de 2020.

Sobre o projeto

Com o objetivo de fortalecer uma rede latino-americana de saberes alternativos no campo da arquitetura, o laboratório irá investigar 4 eixos temáticos: materiais e técnicas, poéticas, participação e estratégias. Serão diálogos entre três coletivos latino-americanos, convidados para apresentar suas trajetórias e processos que envolvem o seu fazer arquitetônico, delineando métodos, estratégias e inquietações para possíveis caminhos futuros.

MATERIAIS E TÉCNICAS
Quais critérios embasam a escolha de materiais e técnicas de um projeto? Como a leitura da paisagem pode fornecer insumos para o reconhecimento dos recursos disponíveis no território?
com Al Borde (Equador), a77 (Argentina) e Mouraria 53 (Brasil)

POÉTICAS
Quais símbolos escrevem e habitam nossas concepções de mundo? Quais elementos compõem nosso imaginário, a partir do qual nos relacionamos, projetamos e construímos?
​com Arrabal (México), Micrópolis (Brasil) e Goma Oficina (Brasil)

PARTICIPAÇÃO
Como o espaço pode ser experiência? Como o projeto pode vir a ser processo? Como construímos outras linguagens, gramáticas, léxicos e epistemologias para nos relacionarmos com os outros em suas percepções de espaço e de mundo?
com Terceira Margem (Brasil), Ruta4 (Colombia) e Eleazar Cuadros (Peru)

ESTRATÉGIAS
Quais as formas de dar escala às práticas? Como projetos pontuais se multiplicam? Como criar estratégias abertas à mudanças e à especificidade de cada caso?
com Arquitectura Expandida (Colombia), Comunal (México) e SePlan Conde (Brasil)

Como funciona

Os debates virtuais acontecem ao longo de quatro semanas, com um encontro virtual semanal de duas horas e meia cada, em um grupo fechado no Facebook.

No grupo online será possível assistir em tempo real aos debates e comentar pela plataforma com as demais pessoas inscritas, inclusive podendo rever as gravações durante o período todo, propiciando um espaço onde as pessoas interessadas possam se conhecer e trocar contatos, ideias e referências a respeito dos temas debatidos.

A cada semana, as pessoas participantes terão a possibilidade de se debruçar sobre um dos quatro eixos temáticos: materiais e técnicas, poéticas, participação e estratégias.

Todos os encontros serão falados em Portunhol.
As pessoas interessadas em participar deverão realizar sua inscrição até as 23h59 do dia 21 de Setembro de 2020.

Investimento

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ciclo de Conversatórios COMUNS" 10 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947494/ciclo-de-conversatorios-comuns> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.