Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura

Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, CorrimãoSalão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Pia, VigaSalão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, CadeiraSalão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Interiores, ArmárioSalão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: LIVRE arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel SAP
  • Arquiteto Líder: Ari Tomaz, Luis Andre Guedes e Pablo Vale
  • Clientes: Condomínio Água Cristal
  • Projeto Estrutural: Aranha, Sério & Moraes
  • Projeto De Climatização : Adelina Fazio
  • Projeto Hidrossanitário: Enplac
  • Projeto Elétrico: Mutatis
  • Projeto De Combate A Incêndio: Proteger e LIVRE arquitetura
  • Coordenação E Compatibilização: LIVRE arquitetura
  • Paisagismo: Na Mata
  • Execução Do Paisagismo: CarpeDiem e Eng. Agr. Maura Costa
  • Fornecedores: Rezendes Iluminação, Alubox, Tramontina (https://www.tramontina.com.br) , Arwek (https://arwek.com.br/) , Norte Refrigeração (https://www.norterefrigeracao.com.br), Dinoxx(https://www.churrasqueiradinoxx.com.br/), Eliane (https://www.eliane.com/), Suvinil (https://www.suvinil.com.br/), Deca (https://www.deca.com.br/), Gabriel Miranda Som e Vídeo, Criativa, Interlight (https://interlight.com.br/), Stella (https://www.stella.com.br/).
  • Construtor: Costa Queiroz Engenharia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Exterior, Iluminação, Corrimão
© Gabriel SAP

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este espaço de recepção, com aproximadamente 200 m2, está implantado junto de uma lagoa natural dentro de um condomínio na cidade de Belém-PA. Tivemos a leitura de que o projeto precisava ser o coadjuvante em meio aquele cenário e decidimos por uma arquitetura simples e integrada ao ambiente. 

Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira
© Gabriel SAP

Esse projeto foi concebido para conectar a natureza circundante com o interno da edificação, trazendo seus usuários para a contemplação da paisagem. Dessa forma, criamos dois setores principais: um espaço exterior composto por uma varanda de 19mx3m que se projeta sobre o lago; o outro constituído de um volume simples, de vidro e brise-soleil, permitindo a climatização artificial e controle solar, devido ao aspecto climático amazônico.

Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira, Pia, Viga
© Gabriel SAP
Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Imagem 12 de 20
Planta
Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Gabriel SAP

 No interior, optou-se pelo uso de tons escuros e uma paleta de cores restrita, de forma a não chamar atenção sobre a fachada. Os móveis seguem linhas simples e uma arquitetura sem ornamentos, buscando respeitar a preponderância da paisagem. Ademais, os materiais utilizados (ardósia negra, pedras não polidas, couro e madeira) também são reflexo dessa busca por uma mimetização.

Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Interiores, Armário
© Gabriel SAP

A grande ilha de cocção é feita em granito levigado que remete à forma como ele é encontrado na natureza: poroso, fosco e rústico. Para garantir esse efeito, foram utilizadas soluções tecnológicas que nos permitiram preencher as porosidades do material quimicamente. Isto garantiu a proteção contra manchas, sem a necessidade de polimento, mantendo o aspecto natural do produto.

Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Gabriel SAP

Optou-se por iluminar apenas o necessário, garantindo que a luz artificial não remova o protagonismo do ambiente circundante. No entorno da edificação principal, também foram feitas pequenas intervenções, sendo uma delas para criar um acesso e espaço contemplativo sobre o olho d´água e outra para criar um bosque de espécies nativas no caminho de acesso principal. Este percurso foi pensado para gerar surpresas sucessivas e interações multissensoriais que reforçam a conexão do usuário com a natureza.    

Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura - Fotografia de Exterior, Orla
© Gabriel SAP

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belém - Pará, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salão de Festas sobre o lago / LIVRE arquitetura" 14 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947437/salao-de-festas-sobre-o-lago-livre-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.