Paulo Mendes da Rocha doa seu acervo completo à Casa da Arquitectura em Portugal

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha doou todo seu acervo à Casa da Arquitectura, instituição portuguesa com sede em Matosinhos que se dedica a preservar e difundir documentações de arquitetura. Arquiteto brasileiro vivo de maior proeminência internacional, o capixaba assinou o contrato com a Casa em dezembro do ano passado, um mês após ter recebido o convite para doar o material.

A recente doação do acervo completo de Mendes da Rocha vem na esteira da doação do projeto do Museu Nacional dos Coches, em 2015, e de um conjunto de sete projetos para a Coleção Arquitetura Brasileira, realizada em 2018. O material chegará à instituição amanhã, dia 10 de setembro, onde será recebido por mais de 30 funcionários dedicados a inventariar e organizar os milhares de itens doados, produzidos desde os anos 50 até os dias de hoje.

O material compreende cerca de 8.800 itens, relativos a mais de 320 projetos, e é composto por aproximadamente 6.300 desenhos analógicos, 1.300 desenhos físicos, 3.000 fotografias e slides, cerca de 300 publicações e um conjunto de maquetes produzidas pelo arquiteto. 

A relação de Mendes da Rocha com a Casa da Arquitetura não é novidade. Em 2018, por ocasião da abertura da exposição Infinito Vão, foi realizada, paralelamente, a exposição Duas Casas, sobre as residências Gerassi e Quellhas, projetadas pelo arquiteto em São Paulo e Lisboa, respectivamente. Paulo Mendes também foi o primeiro sócio honorário da Casa da Arquitetura, acompanhado, posteriormente, por outro Pritzker, o português Eduardo Souto de Moura.

O interesse da Casa da Arquitetura pelo Brasil também já conta alguns anos. A exposição de 2018 foi a maior já realizada sobre arquitetura brasileira, e contou com a doação de mais de 55 mil itens relativos à obra de importantes profissionais do lado de cá do Atlântico. Além disso, desde a inauguração de sua nova sede em Matosinhos, a instituição têm realizado uma série de eventos com convidados brasileiros da arquitetura e outras áreas das artes.

Paulo Mendes da Rocha doa seu acervo completo à Casa da Arquitectura em Portugal - Imagem 2 de 4
Cais das Artes, projeto de Paulo Mendes das Rocha, Vitória, ES, 2006 – obra em construção. Crédito: Reprodução Acervo Paulo Mendes da Rocha

Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, destaca o compromisso com a manutenção e cuidado dos acervos doados, garantido por meio de espaço adequado e equipamentos de ponta – todo o material resguardado pela instituição é mantido em instalações de última geração, com rigoroso controle de umidade, temperatura e luz.

Além disso, Sampaio ressalta os esforços da Casa na divulgação desses documentos, seja por meio de exposições e eventos ou através da plataforma online Edifício Digital, que será lançada ainda este ano e onde todo o acervo da instituição permanecerá acessível gratuitamente ao público.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Paulo Mendes da Rocha doa seu acervo completo à Casa da Arquitectura em Portugal" 13 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947430/paulo-mendes-da-rocha-doa-seu-acervo-completo-a-casa-da-arquitectura-em-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.