Apartamento TMV / TUA Atelier

Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de InterioresApartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Cama, DormitórioApartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, PortaApartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, DormitórioApartamento TMV / TUA Atelier - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: TUA Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Arquitetos Responsáveis: Joana Torre do Valle, João Pedro Pinto
  • Colaboradores: Clara Urbinati, António Fernandes
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, Dormitório
Cortesia de Joana Torre do Valle

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto localiza-se numa zona residencial de Lisboa num edifício com construção tipicamente portuguesa do final do século XIX. A estrutura dos apartamentos nesta época em geral era muito estreita com bastantes divisões pequenas que criavam diversos compartimentos incluindo internos ( sem janelas ).

Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores
Cortesia de Joana Torre do Valle
Apartamento TMV / TUA Atelier - Imagem 20 de 21
Planta
Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores
Cortesia de Joana Torre do Valle

Neste momento os requerimentos e condições base de habitabilidade são bastante diferentes dos anteriores e como consequência a articulação dos espaços e aquilo que os define mudou muito até aos dias de hoje. Uma das grandes modificações foi também a relação dos espaços interiores de habitação com a luz natural exterior, que se tornou crucial na vida do dia a dia da sociedade.

Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Cama, Dormitório
Cortesia de Joana Torre do Valle

O conceito foi criar um núcleo na área mais interior do apartamento com as áreas húmidas, tais como as IS’s, armários e cozinha, deixando o mais amplo e aberto possível as áreas de estar e permanência – como a sala e o quarto – que têm luz natural. Desta forma liberta-se o máximo de espaço e cria-se um espaço mais fluído à volta do interior do apartamento – núcleo - que contém as áreas que são possíveis de funcionar e habitar com a utilização de luz artificial.

Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, Banheiro
Cortesia de Joana Torre do Valle
Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bacia Sanitária, Pia
Cortesia de Joana Torre do Valle

Outra intenção necessária e importante neste projecto foi manter um diálogo entre a arquitectura existente e características de identidade de um apartamento da sua época, com a contemporaneidade da vida actual que implica uma nova conceção espacial e novos materiais. O apartamento é um T1 com o espaço de estar/jantar e cozinha num único espaço, virado a poente e o quarto virado a nascente com luz natural, que é possível de se dividir em 2 quartos caso seja necessário. 

Apartamento TMV / TUA Atelier - Fotografia de Interiores, Banheiro
Cortesia de Joana Torre do Valle

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento TMV / TUA Atelier" 09 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947385/apartamento-tmv-tua-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.