Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoEdifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, CorrimãoEdifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraEdifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, ConcretoEdifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1250000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Chaos Group, Estevez, Helvex, Legrand / Bticino, Tecnolite, URREA
  • Arquitetos Responsáveis: José Carlos Lavalle Alonzo, Luis Alejando Peniche Arroyo
  • Equipe De Projeto: Asis Silveira Tus, Jimena Canto Sobrino, Miguel Carrillo Pérez
  • Grupo Consur : Engenharia
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manolo R Solís

Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente, Mérida se posiciona como uma das cidades mais seguras e com maior qualidade de vida do México. Isso atrai muitas pessoas que vêm à cidade em busca de trabalho, lazer e moradia.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior
© LUIS PENICHE
Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Imagem 31 de 31
Planta - Térreo
Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manolo R Solís

O crescimento do mercado imobiliário gerou alguns fatores que comprometem a promessa de uma melhor qualidade de vida. Crescimento da mancha urbana, empreendimentos na periferia da cidade com falta de conectividade e serviços, congestionamento de vias em algumas áreas, exploração do solo e, em muitos casos, projetos totalmente desvinculados do tecido urbano.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Manolo R Solís

Amé 247 é um projeto habitacional multifamiliar localizado em uma área residencial no interior da cidade e posicionado em um terreno ligeiramente irregular. A ideia inicial consistia em dividir o terreno em dois e desenvolver um projeto patrimonial na esquina, para um investidor privado que pretendia o melhor retorno possível através dos rendimentos do imóvel.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Imagem 29 de 31
Diagramas
Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Imagem 26 de 31
Fachada Sul

O objetivo era responder à solicitação do cliente agregando dois fatores importantes ao projeto: o contexto imediato e o usuário final. Criamos, portanto, uma edificação que respeita seus vizinhos. O espaço construído se afasta alguns metros do muro e assume a escala do seu contexto através da perspectiva. Ao mesmo tempo, ele também dilui as fronteiras entre o público e o privado, deixando um vazio entre a calçada e a edificação. 

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Vidro, Corrimão
© Manolo R Solís

O projeto é resolvido por meio de um agrupamento de 4 volumes que giram em torno de um pátio central, de forma a melhor aproveitar a irregularidade do terreno, resgatar algumas árvores existentes e amenizar a massividade do programa.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão
© Manolo R Solís

O pátio central funciona como articulador de todo o programa e conecta verticalmente toda a edificação, buscando sempre promover relacionamentos e encontros espontâneos entre vizinhos. O programa abriga 3 moradias por volume e um espaço comercial no térreo, mais precisamente no espaço da esquina, oferecendo um total de 11 moradias, compostas por 2 e 3 dormitórios que convivem com o comércio conferindo ao complexo vitalidade e movimento.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Manolo R Solís

O resultado é uma edificação sóbria com pureza geométrica, resolvida com um material predominante no entorno que não pretende competir com formas inéditas ou com projetos imobiliários que privilegiam o disruptivo ou o espetacular.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Manolo R Solís

O verdadeiro valor do projeto deve residir na sua interação com o contexto, nas relações que os usuários desenvolvem no espaço vazio, na vitalidade gerada pelo espaço público e na diversidade que se busca na mistura de usos e programa arquitetônico. O edifício está comprometido com a cidade, com a permeabilidade e com a segurança que só se consegue com a integração social dos vizinhos e o seu sentimento de pertencimento.

Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manolo R Solís

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mérida, Yuc., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos" [Edificio Amé 247 / Lavalle + Peniche Arquitectos] 11 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947361/edificio-residencial-ame-247-lavalle-plus-peniche-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.