Casa Flora / Alexis Dornier

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de ExteriorCasa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Interiores, Sala de JantarCasa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Interiores, AidoCasa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de ExteriorCasa Flora / Alexis Dornier - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Alexis Dornier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  717
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:KIE, Akhil Hari
Mais informaçõesMenos informações
Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© Akhil Hari

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bangalô de 4 quartos está imerso por seu entorno, uma paisagem pitoresca, com campos de arroz, coqueiros e palmeiras de Bali, que definem o cenário para uma arquitetura discreta e surpreendente. A casa é composta por volumes segmentados, pela vegetação e folhagens exuberantes. Elementos da construção como pilares, janelas e paredes tornam-se visualmente envolvidos pelas árvores, arbustos, fontes e esculturas - e se misturam em uma situação memorável.

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© Akhil Hari
Casa Flora / Alexis Dornier - Imagem 42 de 47
Planta de Cobertura
Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© KIE

Os materiais foram definidos de forma que amplifiquem essa imersão. Ladrilhos de pedra naturais tornam-se o material predominante, anunciando os volumes. O interior dos blocos foi revestido em madeira, os elementos estruturais pintados de branco e o piso mantido em pedra natural.

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© KIE

Com o layout de uma aldeia em mente, os quartos foram planejados para serem separados por espaços vazios, de forma a fornecerem privacidade e um senso de vizinhança na planta térrea. Os quartos se assemelham a estúdios, e seu interior justapõe os materiais frios da fachada, com aconchegantes texturas de madeira.

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Interiores, Aido
© KIE
Casa Flora / Alexis Dornier - Imagem 40 de 47
Corte 01
Casa Flora / Alexis Dornier - Imagem 39 de 47
Corte 03
Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© KIE

Os vazios abrigam a vegetação e os quartos se conectam por meio de passarelas elevadas, promovendo uma interação constante dos espaços internos e externos. No coração do projeto encontra-se a cozinha, que intersecciona a circulação em todas as direções. Um lance de escadas localizado no centro, dá acesso ao novo espaço superior, uma composição com diversos pátios. 

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© KIE

Ao fazer o uso de estratégias de resfriamento passivo, as árvores tornam-se as peças centrais do conceito, e seus galhos, e folhas filtram a luz para os espaços inferior. A piscina e os decks foram localizados na cobertura da sala de estar e dos quartos, oferecendo vista para os exuberantes arrozais do entorno, além de constituírem um novo elemento na composição. A cobertura de 271m² oferece espaço para painéis solares, uma horta e um amplo espaço para eventos sob as estrelas.

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© KIE

Estruturas tradicionais de telhado verde, ‘Gladak’ foram posicionadas na cobertura, tirando qualquer atenção dos volumes principais. Esta foi uma tentativa de produzir uma arquitetura atemporal, sendo coroada por estruturas simples de cobertura verde, que proporcionam sombra e áreas de descanso, se tornando um elemento significativo no projeto e delineando silhueta contra o céu.

Casa Flora / Alexis Dornier - Fotografia de Exterior
© KIE

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Flora / Alexis Dornier" [Haus Flora / Alexis Dornier] 05 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947216/casa-flora-alexis-dornier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.