MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de ExteriorMOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior, FachadaMOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Interiores, VidroMOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoMOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Mais Imagens+ 28

  • Clientes: Ordre des Avocats de Paris + Sogelym-Dixence
  • Equipe De Projeto: B. Plattner, P. Colonna (partner and associate in charge), S.Cimino, C.Guézet with S.Giorgio-Marrano, C.Maxwell-Mahon, J.Moolhuijzen (partner); A.Bagatella, D.Tsagkaropoulos (CGI); O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos (models)
  • Estrutura, Mep E Sustentabilidade: AIA Ingénierie
  • Iluminação: Franck Franjou
  • Acústica: Meta
  • Imagens: Origoni & Steiner
  • Fachada: RFR
  • Sistemas Audiovisuais: Labeyrie & Associés
  • Segurança Contra Incêndio: NAMIXIS
  • Consultor De Custos: SLETEC
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Integrando a nova Cité Judiciaire da capital francesa, o mais novo edifício inaugurado por Renzo Piano na França foi concebido para abrigar a nova Sede da Ordem dos Advogados de Paris. Implantado exatamente ao lado do recém inaugurado Palais de Justice — também de autoria de Renzo Piano — o MOdA se revela como um edifício leve e transparente, expondo conscientemente o seu programa e conteúdo para a cidade. Embora procure dialogar com o exuberante edifício dos Tribunais Judiciários de Paris, o edifício da nova sede da Ordem dos Advogados mantém sua própria autonomia e identidade. Com um projeto estrutural sofisticado e ambicioso concebido para viabilizar a construção do edifício sobre a renovada estação de metrô da nova cidade judiciária, o edifico concebido por Renzo Piano busca redefinir os espaços públicos ao seu redor de forma a melhor integrar-se ao contexto local.

Localizada junto à área de desenvolvimento urbano de Clichy Batignolles, no noroeste da cidade de Paris, Cité Judiciaire encontra-se delimitada pela Avenue de la Porte de Clichy ao norte, o anel periférico a oeste, as linhas ferroviárias que partem da Gare St Lazare ao sul e a Praça de Batignolles e a Rua Cardinet a leste.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia

Contando ainda com uma série de novos edifícios de escritórios e torres residenciais ao seu redor, o coração da recém inaugurada cidade judiciária é composto por dois elementos principais:

1. O novo Palais de Justice, ao qual se incorporam não apenas os tribunais judiciários da cidade de Paris mas também a sede Regional da Polícia Judiciária e agora a nova sede da Maison de l'Ordre de l'Avocats (MOdA);

2. O Parque Martin Luther King, uma nova e exuberante área verde que funcionará como um catalizador do desenvolvimento urbano e social de toda a região noroeste de Paris.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia
MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 25 de 33
Corte

Para o projeto do MOdA foram considerados três conceitos principais. Em primeiro lugar, a transparência — um dispositivo simbólico essencial para instituições responsáveis pela manutenção da ordem e justiça. A nova sede da Ordem dos Advogados de Paris não apenas incorpora este ideal como a principal força de seu projeto, mas revela publicamente o seu programa para a cidade. Através de uma fachada surpreendentemente transparente, o edifício parece não conter fronteiras, como um programa que habita a própria cidade. Transformando-se na nova cara da justiça parisiense, todo o programa e as atividades do edifício podem ser vistos e acompanhados por quem passa pela calçada. Formalmente, a arquitetura do edifício também faz uso desta mesma linguagem: um vazio de pé-direito monumental na fachada principal faz referência à forma do auditório que o edifício contém enquanto a altura total do edifício, alinhada com o primeiro volume do Palácio da Justiça, demonstra que ambas instituições estão em pé de igualdade perante a lei.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Interiores, Vidro
© Sergio Grazia

A segunda ideia está relacionada ao seu contexto específico. O acesso principal do MOdA está orientado para a praça em frente ao saguão do Palácio da Justiça, um espaço público cuidadosamente projetado como uma extensão do próprio edifício dos tribunais e o centro social de toda a nova cidade judiciária. Incorporando-se ao Parque Martin Luther King, essa praça pública opera como um elemento de conexão, desfocando os limites entre os espaços públicos e privados.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior, Fachada
© Sergio Grazia

O terceiro elemento, inseparável dos dois anteriores, é a funcionalidade do edifício. O MOdA foi concebido como o principal ponto de referência para todos os profissionais da justiça da capital, ao lado dos escritórios da Ordem dos Advogados na Place Dauphine (no centro de Paris) e de outros espaços dedicados junto ao novo Palácio da Justiça. Além disso, o edifício conta com um auditório com capacidade para 170 pessoas, uma biblioteca e espaços dedicados à todos os órgãos administrativos da entidade; enfim, a nova casa dos advogados de Paris, encontra-se a apenas dois passos do tribunal de justiça, mas ainda assim não abre mão da sua autonomia e independência em relação à este. A aproximação destas duas importantes entidades, combinando as suas várias funções em um mesmo espaço, faz parte de um interesse maior que procura facilitar os processos burocráticos e o trabalho dos profissionais de justiça da capital.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Sergio Grazia

Com parte de sua estrutura posicionada diretamente acima da estação de metrô que dá acesso à Cité Judiciaire, os engenheiros foram privados de utilizar sistemas mais tradicionais de fundação. A opção pela estrutura em aço surge como uma resposta, além de proporcionar a criação de impressionantes balanços que se projeta sobre o espaço público contíguo ao edifício. Como a proa de um barco, parte do volume do edifício assume uma proporção alongada encaixando-se sobre a esquina da Avenue de la Porte de Clichy, suspenso por um sistema de tirantes incorporados nas duas fachadas laterais. Suspendendo o corpo principal do edifício do solo, o térreo pôde ser integrado ao espaço publico em suas duas frentes, funcionando como uma extensão da praça e do parque.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Michel Denancé
MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 26 de 33
Planta - Escritório Tipo
MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Michel Denancé

Enquanto isso, o enorme vazio sob o volume do auditório possibilita ampliar e desimpedir as vistas para o Boulevard Berthier e o Parque Martin Luther King. Este escalonamento invertido da fachada, que também proporciona um generoso espaço de acolhida junto ao hall de acesso, se apoia delicadamente sobre duas esbeltas colunas de aço. Apesar da densa complexidade de seu programa e das condições específicas do local, a nova sede da Ordem dos Advogados de Paris foi projetada para parecer o mais leve e transparente possível. Somando-se a isso, o alinhamento do gabarito do edifício com o principal terraço acessível do Palácio da Justiça cria uma harmonia simbólica que transcende a sua própria arquitetura.

MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Fotografia de Exterior
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:17th arrondissement of Paris, 75017 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "MOdA - Sede da Ordem dos Advogados de Paris / Renzo Piano Building Workshop " [MOdA Headquarters of the Paris Bar Association / Renzo Piano Building Workshop ] 07 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947116/moda-sede-da-ordem-dos-advogados-de-paris-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.