Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 2 de 46Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 3 de 46Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 4 de 46Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 5 de 46Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Mais Imagens+ 41

Chengdu, China
  • Arquitetos: RSAA/Büro Ziyu Zhuang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5134
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:ARCH-EXIST
  • Arquiteto Responsável: Ziyu Zhuang
  • Equipe De Projeto: Zhongqi Ren, Fanshi Yu, Xi Wei, Jungang Chen, Liyuan Liu, Zichen Ye
  • Projeto De Interiores: Na Li, Xin Zhao, Xinhui Xie, Ruoxi Jin, Hongyu Fan, Mengzhao Xing, Zhenrong Guo, Ning Wang (intern), Xuenan Zhuang (intern)
  • Engenharia, Gestão De Compras E Construção: Sichuan Huaxi No. 6 Constrution Group Co., Ltd.
  • Gestor De Engenharia, Gestão De Compras E Construção: Liping Wang
  • Técnico Responsável De Engenharia, Gestão De Compras E Construção: Yong Wang
  • Colaboradores De Projeto Arquitetônico: Sichuan Architectural Design & Research Institute
  • Equipe De Colaboradores De Projeto Arquitetônico: Project Manager: Jin Bai, Baolei Wang ; Architect: Yulin Jiang; Structure: Baolei Wang, Rui Zhong, Xinghua Wang; Water Supply and Drainage: Xi Yuan; Strong Power: Fei Xiao; HVAC: Pan Yao
  • Colaboradores De Projeto De Interiores: Yasha Southwest Design & Research Institute
  • Equipe De De Projeto De Interiores: Project Manager: Mao Leng; Construction Drawings: Rui Zhang, Zhenhua Ma, Shuohua Wang, Wen Huang, Changyu Wang, Laixi Wei
  • Equipe De Coordenação E Construção De Estrutura De Aço: Beijing New Building Material (Group) Co., Ltd. (BNBM Group)
  • Responsáveis Pelo Projeto E Construção De Estrutura De Aço: Lingxiao Duan, Zebin Gou, Yongchao Huang, Yuan Nie
  • Cliente: Sichuan Guohong Chongzhan Modern Service Industry & Investment Co., Ltd.
  • Respresentante Do Cliente: Yaping Wu
  • Gestor De Projeto: Zhaoxi Wang, Congbo Li, Jinjiang Huang, Chengyu Tu, Shidong Ding
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 5 de 46
© ARCH-EXIST

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Resort Ciclo da Terra é um luxuoso hotel implantado no município de Chongzhou, sudoeste da China. Formalmente definido por uma enorme e sinuosa cobertura, o edifício abriga uma série de diferentes programas, cada qual instalado em um volume independente.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 6 de 46
© ARCH-EXIST
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 9 de 46
© ARCH-EXIST

Um dos principais desafios enfrentados pelos arquitetos ao longo do processo de projeto foi como implantar esta enorme estrutura em meio a paisagem rural chinesa sem no entanto, causar um impacto negativo. Em busca de uma resposta, eles compreenderam que o foco do projeto não deveria estar no desenho do edifício em si, mas em construir relações com o entorno imediato, caracterizado pela presença de pequenas casas e vilarejos.

A agricultura faz parte da história do lugar e também da vida das pessoas que ali habitam. Comumente organizados em pequenos vilarejos, as estruturas construídas da região se organizam ao redor de um lago, com áreas verdes e terras cultivadas circundando cada um dos povoados. Este tipo de ocupação do território acaba por criar um microclima agradável, oferecendo sombra e ar fresco em uma região particularmente quente do país.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 2 de 46
© ARCH-EXIST
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 34 de 46
Narrativa do Projeto

Esta disposição característica e peculiar foi o ponto de partida para o projeto: um edifício concêntrico, com um pátio e áreas verdes em seu centro e cercado por terras cultiváveis, espelhos d'água para favorecer o resfriamento evaporativo e amplas coberturas e beirais para proporcionar generosas áreas sombreadas.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 3 de 46
© ARCH-EXIST

A enorme cobertura anteriormente mencionada se transforma assim como a imagem reconhecível do edifício à distância. Sua forma única atua como um ponto de referência para o pequeno vilarejo de Chongzhou, ressignificando este importante elemento da arquitetura tradicional chinesa. A partir disso e apropriando-se de nossas experiências prévias, procuramos projetar um edifício definido pelas vistas e eixos visuais dominantes, abrindo-se para a paisagem ao invés de encerrar-se em si mesmo.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 4 de 46
© ARCH-EXIST

Como resultado, cria-se uma estrutura que evoca as pinturas em pergaminho chinês. Uma estrutura única e integrada que envolve todo o edifício, mas que no entanto, quando experimentado desde dentro, se dissolve em uma infinidade de diferentes perspectivas e momentos singulares.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 10 de 46
© ARCH-EXIST
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 36 de 46
Ilustração do Projeto
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 11 de 46
© ARCH-EXIST

Apesar da complexidade de suas formas e imagens, o variado programa do edifício do resort foi organizado em uma modulação regular, permitindo minimizar os custos de execução sem estourar o orçamento inicial. Desta forma, a complexidade que define o projeto é apenas uma ilusão.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 14 de 46
© ARCH-EXIST
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 19 de 46
© ARCH-EXIST

A profundidade dos volumes que definem a estrutura linear do edifício foi concebida de forma a permitir que as diferentes funções pudessem ser espalhadas pelo terreno, criando um espaço panóptico em que todos os programas podem ser facilmente identificados dentro do conjunto. Projetada de forma a criar um ciclo contínuo e sombreado, a cobertura do edifício permite que os hóspedes circulem livremente pelo Resort, encontrando ao longo do caminho os bares, restaurantes, o lobby e finalmente, os seus quartos.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 15 de 46
© ARCH-EXIST
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 12 de 46
© ARCH-EXIST

Concebido em uma sequência de cheios e vazios, o programa do edifício permite que a todo momento os visitantes se deparem com diferentes vistas para a paisagem rural chinesa que evolve a estrutura do hotel. Os espelhos d'água e jardins interiores, por sua vez, enfatizam ainda mais esta conexão entre a arquitetura e paisagem.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 31 de 46
Experiências Espaciais
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 13 de 46
© ARCH-EXIST

No coração do edifício encontra-se um espaço multifuncional, um volume que se sobressai acima da linha de cobertura que define os limites do edifício. Este espaço oferece um momento de pausa, proporcionando impressionantes vistas para a paisagem e as montanhas não muito distantes dali. A cordilheira que passa por Chengdu alcança uma altura de até 5000 metros, ficando coberta de neve durante a maior parte do ano, apesar do clima temperado da região.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 17 de 46
© ARCH-EXIST
Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 16 de 46
© ARCH-EXIST

Como resultado desse processo, temos um edifício moderno porém consciente de sua tradição vernácula. Ao mesmo tempo, uma estrutura que não esconde suas próprias ambições e tampouco a época em que foi construída.

Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang - Imagem 20 de 46
© ARCH-EXIST

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chongzhou, Chengdu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Resort Ciclo da Terra / RSAA/Büro Ziyu Zhuang" [Corpland Loop Resort / RSAA/Büro Ziyu Zhuang] 07 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947027/resort-ciclo-da-terra-rsaa-buro-ziyu-zhuang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.