Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas

Coletivos é um projeto desenvolvido pelo fotógrafo e artista brasileiro Cássio Campos Vasconcellos, uma série de fotos aéreas capturadas com um helicóptero. Lançado há aproximadamente cinco anos, o projeto consiste em imagens de grande formato retratando paisagens urbanas caóticas que revelam “situações contraditórias típicas de nossa época”. Com o objetivo de evidenciar o impacto da atividade humana na paisagem natural e urbana, Coletivos é uma espécie de pesquisa visual sobre a sociedade de consumo.

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 2 de 18Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 3 de 18Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 4 de 18Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 5 de 18Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Mais Imagens+ 13

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 8 de 18
COLLECTIVES. Imagem © Cássio Vasconcellos

Trabalhando como fotógrafo desde 1981, Vasconcellos já teve imagens exibidas em mais de duzentas exposições de fotografia em pelo menos vinte países diferentes. Para a série Coletivos, o artista cria imagens montadas à partir de centenas de fotos tiradas durante um período de tempo. Oscilando entre a ficção e a realidade, as imagens finais são criadas a partir de composições de cor, linhas e geometrias, obras de arte que buscam revelar o impacto das atividades humanas sobre a paisagem. Com um resultado que se opõe ao propósito inicial da fotografia digital, essas fotografias de grande formato são concebidas como uma tela, uma obra de arte composta por padrões de cores e texturas. De fato, somente podemos distinguir seus elementos e detalhes quando nos aproximamos da tela. 

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 15 de 18
COLLECTIVES. Imagem © Cássio Vasconcellos

Explorando padrões e formas curiosas encontradas no caos característico das aglomerações humanas, as imagens da série Coletivos revelam praias cobertas de guarda-sóis; estacionamentos abarrotados; enxurradas de motocicletas; cemitérios de aviões; aglomerações de pessoas; e os milhares de caminhões estacionados no pátio do Ceasa em São Paulo, o maior mercado público de atacado da América Latina.

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 11 de 18
COLLECTIVES. Imagem © Cássio Vasconcellos

Somando-se à sua presença em exposições de arte e fotografia ao redor do mundo, Cássio Vasconcellos já publicou seis livros, recebeu inúmeros prêmios além de contar com obras nas principais coleções particulares e acervos de fotografia do Brasil e do mundo, como a do MASP, da Biblioteca Nacional de Paris e do Museu de Belas Artes de Houston. Além disso, sua série fotográfica “Noturnos São Paulo” pode ser admirada ao lado dos mais renomados fotógrafos da atualidade nas páginas do “The World Atlas of Street Photography” (Thames & Hudson, Inglaterra / Yale University Press, EUA, 2014).

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 16 de 18
COLLECTIVES. Imagem © Cássio Vasconcellos

Depois de mais de cinco anos dedicados ao projeto, em 2020 o fotógrafo finalmente publicou a série Coletivos, que como ele mesmo descreve, “é um ensaio fotográfico que oferece um ponto de vista intrigante sobre os recentes acontecimentos pelos quais todos estamos sendo afetados”. Na verdade, como uma parte de uma série em constante desenvolvimento, estas imagens “revelam composições complexas e intrincadas que nos permitem refletir sobre a forma como nos relacionamos com o espaço”.

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 7 de 18
COLLECTIVES. Imagem © Cássio Vasconcellos

Expondo o angustiante caos da vida nas cidades, esta série de fotografias aéreas no apresentam uma visão quase distópica da realidade. Na verdade, o livro Coletivos publicado recentemente pela quarentena books re-interpreta as imagens criadas por Cássio Vasconcellos, adicionando uma segunda camada com o toque magistral do designer Kenzo Mayama Kramarz, co-fundador do estúdio de design londrino MAKE. Trazendo o distanciamento social para o centro do debate, “a linguagem do design do livro procura ampliar a sensação de que estamos vivendo um momento único e particular, o qual vai sendo revelado gradualmente”. Por fim, o livro faz parte de uma série de oito volumes editados por Lucas Lenci e Andre Matarazzo.

Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas - Imagem 17 de 18
COLLECTIVES. Imagem © Cássio Vasconcellos

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Série fotográfica de Cássio Vasconcellos explora o caos das paisagens urbanas contemporâneas" [Cássio Vasconcellos Captures Chaotic Urban Landscapes in a Series of Articulated Aerial Photographs] 03 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946823/serie-fotografica-de-cassio-vasconcellos-explora-o-caos-das-paisagens-urbanas-contemporaneas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.