Ouro Preto se tornará a primeira cidade histórica "inteligente" do Brasil

No mês de agosto, a cidade mineira de Ouro Preto assinou uma parceria público-privada para um projeto de "cidade inteligente", colocando em marcha os planos de se tornar a primeira smart city histórica do Brasil. O contrato prevê um investimento de R$ 10 milhões e abre concessão administrativa para que o consórcio Ouro Luz opere o parque de iluminação pública e a infraestrutura de telecomunicações de Ouro Preto por 25 anos.

O projeto prevê a modernização de todo o sistema de iluminação da cidade, com a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED, de maior durabilidade e menor consumo. A substituição por lâmpadas de LED seguirá um projeto rigoroso com aprovação do IPHAN, respeitando a temperatura da cor da iluminação para manter a ambientação característica da cidade histórica.

Também será feita a expansão da rede para locais onde ainda não há iluminação pública e melhorias nos locais onde a iluminação é precária, tanto na sede quantos nos distritos. O projeto contará ainda com a iluminação cênica de vários monumentos da cidade, com utilização de refletores do tipo Micro Led RGB que projetam qualquer padrão de cor escolhida. 

Outro ponto importante do projeto é a rede pública de wi-fi, que atenderá diversas praças da sede, distritos e localidades do município. Além disso, todos os esforços que já foram implantados no município nos últimos anos, como a disponibilização de internet de alta qualidade em todas as escolas, creches e postos de saúde, serão agora atendidos por uma infraestrutura ainda mais robusta e com garantia de funcionamento por 25 anos.

Fonte: Época

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Ouro Preto se tornará a primeira cidade histórica "inteligente" do Brasil" 06 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946781/ouro-preto-se-tornara-a-primeira-cidade-historica-inteligente-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.