Abrigo 019 / ŠA atelier

Abrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de ExteriorAbrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de Interiores, BanheiroAbrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de ExteriorAbrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de ExteriorAbrigo 019 / ŠA atelier - Mais Imagens+ 14

  • Equipe De Projeto: Gabrielė Šarkauskienė, Antanas Šarkauskas
  • Cliente: MB “Piritas”
  • Engenheiro Estrutural: Evaldas Šemeta
  • Cidade: Žalvariai
  • País: Lituânia
Mais informaçõesMenos informações
Abrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de Exterior
© Vaidotas Darulis

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tarefa era criar um abrigo móvel, que seria construído em uma oficina e transportado até o destino. O edifício deveria possibilitar a repetição e a adaptação em diferentes contextos. A busca por uma solução diferenciada, nos levou ao desenho de um sistema modular. O sistema definiu uma estrutura com um conjunto de elementos individuais constituídos por pilares, pisos, paredes, cobertura, etc. Desta forma, o volume poderia ser transportado com seus elementos já montados ou de forma individual, de acordo com cada situação. O sistema modular permitiu a construção de diferentes tamanhos e configurações do edifício. Na concepção do projeto, não se sabia onde o edifício seria instalado.

Abrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de Exterior
© Gabrielė Šarkauskienė
Abrigo 019 / ŠA atelier - Imagem 19 de 19
Corte
Abrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de Exterior
© Vaidotas Darulis

O único contexto conhecido eram os elementos climáticos, como sol, vento e água. Como resultado, a cobertura parece estar flutuando, além de proteger a estrutura do calor do sol e seu formato facilitar a coleta de água da chuva, ao despejar a água de um plano para outro. O abrigo se adapta ao terreno natural, visto que o módulo é apoiado por pilares esbeltos de alturas variáveis.

Abrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de Interiores
© Vaidotas Darulis

O metal utilizado na construção e na fachada é incolor, configurando um padrão único durante seu processo de fabricação. Dessa forma, todas as cabines modulares têm gráficos de fachada ligeiramente diferentes. Dentro da estrutura metálica, o volume possui um acabamento em compensado de madeira natural. A primeira cabine foi instalada na ilha do lago “Apple Island” na Lituânia, em um contexto natural excepcional, terreno característico e árvores nativas.

Esta situação revelou as vantagens da arquitetura: o local não exigiu obras locais e o volume visualmente leve do edifício fundiu-se harmoniosamente na paisagem natural. Todos os componentes internos foram projetados individualmente para a cabine. Os 23m² abrigam um programa de dois quartos duplos, uma sala de estar, uma cozinha e um banheiro, que são configurados através de um mobiliário mutável. A porta de vidro camarão possibilita a abertura de toda a largura do volume, expandindo o interior para um terraço externo com vista para o lago.

Abrigo 019 / ŠA atelier - Fotografia de Exterior
© Vaidotas Darulis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Holiday park - Obuoliu sala - Apple Island - Lituânia, Salos g 3, Žalvariai 33284, Lituânia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Abrigo 019 / ŠA atelier" [019 Cabin / ŠA atelier] 31 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946641/abrigo-019-sa-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.