Edifício Rosa / AR Arquitetos

Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Exterior, UrbanoEdifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, FachadaEdifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Interiores, PilarEdifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Rosa / AR Arquitetos - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos Responsáveis: Marina Acayaba, Juan Pablo Rosenberg
  • Colaboração: Adelmo Junior , Andrea Helou, Helena Meirelles, Julia Galves e Luciana Ligeiro.
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na esquina das avenidas Angélica e Paulista, na crista do espigão debruçado sobre o vale do Pacaembu, o edifício comercial dos anos 1970, outrora imponente, encontrava-se degradado e descaracterizado. Não bastava uma nova pele genérica de vidro espelhado, urgia uma renovação completa para colocá-lo à altura de sua localização. A antiga fachada, aleatoriamente impregnada por condensadoras de ar que pingavam sobre os transeuntes, foi substituída por um sistema misto que intercala esquadrias de grande formato em alumínio natural com panos de vidro auto-portante tipo C-glass extraclear.

Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Federico Cairoli

Este sistema, além de conferir um dinamismo singular à fachada do edifício, aumentou sensivelmente a eficiência térmica e acústica do invólucro, visto que o C-glass duplo, além de insulado, conta com laminação de alta reflexão UV. Associado a isto, novo sistema de ar-condicionado central tipo VRF gerou uma redução de 30% no passivo energético do edifício. O efeito visual da fachada, de dentro para fora, intercala o efeito “blur” do C-glass com visadas e enquadramentos precisos da cidade pelos vidros transparentes. Se a nova fachada recolocou o edifício como marco visual no contexto da Paulista, ao nível do chão a reconfiguração do térreo devolveu a urbanidade à esquina, há muito negligenciada por um paredão cego que ocupava toda a frente da Av. Angélica.

Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Federico Cairoli
Edifício Rosa / AR Arquitetos - Imagem 31 de 32
Axonométrica
Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Federico Cairoli

A antiga empena inóspita no alinhamento da avenida deu lugar à permeabilidade visual das novas lojas recuadas, servidas pelo misto de escada-banco-floreiras, que amplia a calçada, acerta os níveis e resolve a acessibilidade, ao paço que serve de área pública de estar e descanso. Internamente, o novo design e a comunicação visual colocam as áreas comuns em consonância com a contemporaneidade do “novo” edifício.O retrofit realizado devolve qualidade tanto ao imóvel privado quanto à cidade, no importante contexto urbano em que se insere.

Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada
© Federico Cairoli
Edifício Rosa / AR Arquitetos - Imagem 32 de 32
Axonométrica
Edifício Rosa / AR Arquitetos - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Rosa / AR Arquitetos" 12 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945904/edificio-rosa-ar-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.