Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento

Este artigo faz parte da série colaborativa “Arquitetura do Leste Europeu: 50 Edifícios que Definiram uma Era”, desenvolvida em parceria entre o The Calvert Journal e o ArchDaily. Celebrando alguns dos principais ícones da arquitetura do leste europeu, publicaremos periodicamente uma lista com cinco projetos construídos no então Bloco de Leste.

Complexo Karen Demirchyan / A. Tarkhanian, S. Khachikyan, G. Pogosyan e G. Mushegyan

Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento - Imagem 6 de 8
via Wikipedia Commons - Ліонкінг / CC BY-SA

Erevan, Armênia
1983

O complexo esportivo e auditório Karen Demirchyan é um edifício multiuso localizado no oeste da capital da Armênia, Erevan. Sua enorme estrutura de concreto lembra um grande pássaro com as asas abertas, um projeto icônico concebido como símbolo de superioridade e liberdade. Inaugurado em 1983, o complexo foi interditado anos depois em decorrência de um incêndio, voltando a ser reaberto apenas em 1987 após um amplo projeto de reforma. Entre seus principais elementos encontram-se uma escadaria monumental que leva os visitantes até o topo do Monte Tsitsernakaberd e uma arquibancada giratória concebida para ampliar ou reduzir a capacidade do auditório, uma solução que rendeu ao projeto o Prêmio de Arquiteta da URSS de 1987.

Circo Estatal de Chisinau / Ala Kirichenko e Simion Shoyhet

Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento - Imagem 8 de 8
via Wikipedia Commons - Gikü / Public domain

Chisinau, Moldávia
1981

Considerado o maior auditório do país na época de sua inauguração,  atraindo artistas e visitantes do mundo todo, o Circo Estatal da Moldávia foi um projeto de vanguarda com uma estrutura nunca antes vista: equipamentos de última geração e amplos espaços para ensaio. Posteriormente, uma escultura de dois palhaços, criada pelo artista Matvey Levinson, foi instalada acima da entrada principal, como que dando as boas vindas ao público. Infelizmente, em 2014, devido à crise econômica e a crescente inflação no país durante os primeiros anos após o colapso da União Soviética, o Circo foi fechado por tempo indeterminado. Quase dez anos depois, através de uma iniciativa gerida conjuntamente pelo Ministério da Cultura e empresas do setor privado, o Circo Estatal foi reinaugurado porém, com capacidade reduzida.

Complexo Esportivo São Petersburgo (SKK) / I. M. Chaiko, N. V. Baranov, V. F. Yakovlev, N. A. Vladislaveva e A. P. Morozov

Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento - Imagem 7 de 8
via Wikipedia Commons - Monoklon

São Petersburgo, Rússia
1979-1980

Anteriormente conhecido como Complexo Esportivo e Auditório Lenin, quando a cidade ainda se chamava Leningrado, o Auditório Municipal da cidade de São Petersburgo encontra-se implantado no bairro Moscovsky, junto ao complexo comercial da Avenida Moscou e o Parque da Vitória. Desde a sua inauguração, esta enorme estrutra circular tem sido uma das principais atrações turísticas desta que é a segunda maior cidade da Rússia, tendo recebido alguns dos mais importantes artistas nacionais e internacionais, além de acolher as principais feiras e eventos esportivos do país. Entretanto, mais recentemente o Auditório de São Petersburgo virou tema de grande polêmica. Há alguns anos, o Instituto de Arquitetos da cidade e o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional haviam solicitado o tombamento do icônico edifício, pedido que foi negado pelas autoridades locais. Logo depois, em 2019, a prefeitura lançou um concurso de projeto para a reconstrução do complexo para transformá-lo em uma moderna Arena Multiuso, insinuando que a estrutura poderia ser completamente demolida caso os proponentes assim desejassem. Menos de um ano depois, em janeiro de 2020, parte da cobertura e da estrutura do auditório desabou quando alguns trabalhadores tentavam desmontar partes do edifício ainda sem a aprovação dos órgãos competentes.

Teatro Fiódor Dostoiévski / Vladimir Somov

Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento - Imagem 4 de 8
via Wikipedia Commons - Ludvig14 / CC BY-SA

Veliki Novgorod, Rússia
1987

Este excêntrico edifício, o qual levou mais de vinte anos para ser construído, nasceu da aspiração de aproximar as artes dramáticas do grande público, deixando um legado de sucesso que já dura mais de trinta anos. Implantado às margens do rio Volkov na cidade russa de Veliki Novgorod, um dos pontos fortes deste projeto é a sua relação com o contexto imediato e respeito pelo patrimônio construído. Embora à primeira vista sua estrutura monumental pareça alheia a tudo isso, o projeto do edifício foi concebido para impactar o mínimo possível na paisagem histórica da cidade, respeitando os eixos visuais a partir dos seus principais monumentos. Para o desenho de suas fachadas, o arquiteto Vladimir Somov buscou inspiração em detalhes de igrejas ortodoxas locais, emoldurando cuidadosamente as melhores vistas para o rio que atravessa a cidade de Veliki Novogorod. O exterior de concreto branco contrasta fortemente com um interior carregado e ornamentado com elementos orgânicos elaborados, concebidos para um melhor desempenho acústico do edifício como um todo. 

Palácio dos Esportes Vladimir Lenin  / V. Kostin e V. Marukov

Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento - Imagem 2 de 8
via Shutterstock

Bishkek, Quirguistão
1974

O Palácio dos Esportes Vladimir Lenin é um complexo esportivo multiuso localizado em Bishkek, Quirguistão. Como seu principal elemento arquitetônico, uma série de pilares de concreto em forma de “V” se sobressaem na fachada, definindo o ritmo e a modulação dos elementos construtivos que definem este monumental complexo em béton brut. Nas demais fachadas, detalhes geométricos em baixo-relevo e uma escada escultórica em espiral complementam a atmosfera única do edifício. Seu variado programa inclui uma esplanada monumental de acesso, um auditório com capacidade para 3.000 espectadores, um palco, um edifício administrativo e uma piscina acompanhada de sauna e sala de ginástica.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Arquitetura do leste europeu: cultura e entretenimento" 17 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Santibañez, Danae) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945635/arquitetura-do-leste-europeu-cultura-e-entretenimento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.